Orgãos Sociais > Conselho Geral Independente

PRESIDENTE

Presidente - António Maria Maciel de Castro Feijó
António Maria Maciel de Castro Feijó

Licenciado em Estudos Anglo-Americanos, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1977), Mestre em Literatura Inglesa e Americana, State University of New York (Albany) (1980), Doutor em Literatura Inglesa e Americana, Brown University (1985).

Vice-Reitor da Universidade de Lisboa; Professor Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Diretor e Presidente do Conselho Científico da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (2008-2013).

MEMBROS

Álvaro Cordeiro Dâmaso
Álvaro Cordeiro Dâmaso

Licenciado em Direito pela Universidade de Lisboa.

Advogado.

Foi Presidente do Conselho de Administração e do Conselho Consultivo da Anacom, Presidente da Comissão Diretiva da Bolsa de Valores de Lisboa, Presidente da CMVM, gestor bancário, Membro do Governo da Região Autónoma dos Açores e Deputado na Assembleia da República.

Ana Isabel Príncipe dos Santos da Silva Lourenço
Ana Isabel Príncipe dos Santos da Silva Lourenço

Licenciada em Direito pela Universidade Católica Portuguesa (Porto), MBA e Mestre em Administração e Gestão de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa (Lisboa), Doutora em Gestão pela Universidade de Cambridge.

Professora Auxiliar na Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica Portuguesa do Porto.

Investigadora em Regulação do Audiovisual.

Diogo José Fernandes Homem de Lucena
Diogo José Fernandes Homem de Lucena

É Engenheiro Electrotécnico pelo Instituto Superior Técnico tendo obtido o Ph.D. pela Universidade de Stanford. É professor na Universidade Nova de Lisboa e foi professor visitante na Universidade de Stanford.

Desempenhou os cargos de Director do Programa do MBA, Presidente do Conselho Científico e de Director da Faculdade de Economia, e de Vice-Reitor. Foi eleito Académico Correspondente da Academia das Ciências de Lisboa em 2007.

Foi consultor de diversas instituições públicas e privadas, e foi membro dos órgãos sociais de empresas públicas e privadas. Pertenceu ao Conselho de Administração da Fundação Calouste Gulbenkian.

Manuel Joaquim da Silva Pinto
Manuel Joaquim da Silva Pinto

Licenciado em História, Doutor em Ciências de Comunicação.

Professor Catedrático em Ciências da Comunicação na Universidade do Minho.

Investigador nas áreas de sociologia do jornalismo, literacia mediática e políticas da comunicação e membro da direção do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho.

Foi jornalista e editor do Jornal de Notícias, diário em que desempenhou igualmente a função de provedor do leitor.

Maria Simonetta Bianchi Ayres de Carvalho Luz Afonso
Maria Simonetta Bianchi Ayres de Carvalho Luz Afonso

Licenciada em História pela Universidade de Coimbra (1970); Pós Graduações em Museologia (1971), Conservação e Restauro (1972), e Gestão das Artes (1984).

Professora Catedrática convidada da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (2008).

Gestora Cultural e Museóloga, de 1971 a 2008 dirigiu os Palácios Nacionais da Pena e de Queluz, o Instituto de Conservação José de Figueiredo, o Instituto Português de Museus, o Museu da Assembleia da República e o Instituto Camões; durante a década de 90 programou, concebeu e coordenou diversas manifestações culturais: Europália 91 (Bélgica e Holanda), Lisboa Capital Europeia da Cultura 94, Expo 98 e Expo 2000 Hannover, em grandes Museus do Japão, Estados Unidos, França, Espanha, Brasil, China, Alemanha.