Orgãos Sociais > Provedores > A rádio de ontem e de hoje

Nos primeiros cinco programas da segunda série de Em Nome do Ouvinte, o Provedor ouviu a opinião de 21 antigos profissionais sobre o passado e o presente da Rádio portuguesa. A versão integral destas entrevistas pode ser ouvida aqui.

ANTÓNIO LUÍS RAFAEL
Iniciou a carreira profissional em 1948, na Rádio Peninsular. Foi uma das figuras cimeiras do Rádio Clube de Moçambique, até 1975. De retorno a Portugal, ingressou na RTP, como repórter.

ouvir audio

ANTÓNIO PEDRO
Relator desportivo na em destaque na década de 1980, na RDP, abandonou a Rádio com pouco mais de 40 anos.

ouvir audio

ARTUR AGOSTINHO
87 anos. É considerado o mais completo homem da rádio portuguesa de todos os tempos. Foi igualmente uma figura popular da Televisão e participou, como actor, em cerca de uma dezena de filmes e, recentemente, em algumas telenovelas.Entrou na Rádio em 1938, através da Rádio Luso (Lisboa).

ouvir audio

CÂNDIDO MOTA
65 anos. Voz mítica do programa Em Órbita e um dos elementos da celebrada equipa de redactores-locutores do serviço de noticiários do Rádio Clube Português, antes do 25 de Abril.

ouvir audio

CARLOS BRANDÃO LUCAS
Natural de S. Tomé e Príncipe, 65 anos. Iniciou-se como profissional de Rádio em Angola. Marcou com o seu estilo a Rádio que se passou a fazer na nacionalizada RDP, em Portugal. Enveredou, posteriormente, pelo documentarismo.

ouvir audio

EMÍDIO RANGEL
61 anos, deu os primeiros passos radiofónicos em Angola. Ingressou na RDP depois do 25 de Abril de 1974, ali realizando programas de informação que obtiveram prémios nacionais e internacionais. Fundou a TSF e foi diretor de programas da SIC e da RTP. Ganhou prémios nacionais e internacionais.

ouvir audio

IGREJAS CAEIRO
91 anos. Afastado da rádio oficial por ter apoiado listas da oposição à ditadura, em 1948, e impedido de realizar espectáculos a partir de 1954 por ter elogiado Nehru, como estadista, foi diretor de programas da Emissora Nacional, a seguir ao 25 de Abril. Realizou e apresentou, entre outros, Os Companheiros da Alegria e Perfil de um Artista.

ouvir audio

JOÃO DAVID NUNES
61 anos. Profissionalizou-se no Rádio Clube Português, em meados dos anos de 1960. Fundou e dirigiu a Rádio Comercial, canal da RDP que marcou a rádio dos anos 80 em Portugal. Foi administrador da RDP e da RTC.

ouvir audio

JOAQUIM FURTADO
Começou a trabalhar na rádio em 1970. Na madrugada de 25 de Abril de 1974 coube-lhe ler o primeiro comunicado do Movimento das Forças Armadas, momento que constituiu o ex-libris de uma carreira radiofónica que teve nos noticiários do Rádio Clube Português e no programa Tempo ZIP da Rádio Renascença o seu primeiro cartão de visitas profissional.

ouvir audio

JOAQUIM LETRIA
64 anos, jornalista na secção portuguesa da BBC até ao 25 de Abril. Realizou e apresentou vários programas na Rádio Comercial e na Antena 1 da RDP, em paralelo com a sua atividade na RTP.

ouvir audio

LUÍS FILIPE COSTA
71 anos. Fundou e dirigiu o Serviço de Noticiários do Rádio Clube Português, no início da década de 1960. Integrou a comissão administrativa da estação a seguir ao 25 de Abril de 1974.

ouvir audio

MANUELA ARRAIANO
Locutora do Rádio Clube de Moçambique (RCM), reside actualmente em Bruxelas. Ficaram na memória a sua participação na rubreica O Teatro em Sua casa e a sua leitura do fecho diário da emissão do RCM.

ouvir audio

MARIA DINAH
Locutora e apresentadora. Trabalhou, em Angola, entre outros, no famoso Café da Noite, realizado por Sebastião Coelho na Rádio Ecclesia. Depois do 25 de Abril, ingressou na RDP, onde trabalhou até meados dos anos de 1990.

ouvir audio

MARIA HELENA D’EÇA LEAL
uma das vozes mais celebradas da Rádio portuguesa. Trabalhou na Emissora Nacional, no Rádio Clube Português e na Rádio Comercial.

ouvir audio

MARIA JOSÉ MAUPERRIN
Locutora e realizadora de programas na Emissora Nacional, Rádio Clube Português e Rádio Comercial, onde criou e realizou o programa Café Concerto, que fez história.

ouvir audio

MARIA JÚLIA GUERRA
Locutora, apresentadora e realizadora nos canais clássicos e generalistas da Emissora Nacional e RDP. Nesta última empresa realizou, entre outros, depois do 25 de Abril, o programa Sequência 10-13. Reformada da RDP desde 1993, é hoje formadora na área das técnicas vocais.

ouvir audio

MÁRIO FIGUEIREDO
60 anos. Porque Hoje é Sábado e Contraponto, na Antena 1, e Culturando, na Antena 2, são alguns dos programas que realizou ou em que participou. Era diretor-adjunto do canal clássico da RDP quando se reformou, com 41 anos.

ouvir audio

PEDRO CASTELO
Notabilizou-se na apresentação de programas como Enquanto For Bom Dia e A 23ª Hora. Era sua a voz do primeiro programa Em Órbita, emitido em 1 de Abril de 1965, no Rádio Clube Português. Especialista em automobilismo. Diretor de Programas na RDP em meados da década de 1990.

ouvir audio

RUI FLORES
37 anos, é o responsável pela planificação no Gabinete do representante do secretário-geral das Nações Unidas para o Chade e para a República Centro-Africana. Trabalhou na RDP entre 1993 e 1996.

ouvir audio

RUI MORRISON
60 anos, foi realizador, entre outros, do programa Morrison Hotel, do FM da antiga Rádio Comercial. Afastado da rádio desde há 10 anos, permanece ainda como figura de culto, agora no teatro e no cinema.

ouvir audio

VÍTOR NOBRE
Foi durante uma década locutor, apresentador e entrevistador no Rádio Clube de São Tomé e Príncipe. Trabalhou na RDP e é actualmente docente da Universidade Autónoma de Lisboa.

ouvir audio