A RTP > História

 

As primeiras emissões regulares de rádio iniciaram-se em 1935 e as de televisão em 1957. A RTP tem um riquíssimo e inigualável património audiovisual (sons e imagens), que se confunde com a história de Portugal.

 

Com 80 anos de Rádio, 58 de Televisão e 17 de online, um universo diversificado de marcas de televisão, rádio e online, através do(s) site(s) e redes sociais, a RTP é a empresa de media com mais história e tradição na comunicação social portuguesa. A inovação tem sido, desde sempre, uma aposta da RTP. Pioneira em diversas áreas e tecnologias, com uma cada vez maior e efetiva oferta multiplataforma, transversal, com tónica em soluções de interatividade, apostando permanentemente em formatos diferenciadores.

 

O aparecimento de novos canais de televisão em 2002, as novas plataformas e a evolução tecnológica foram decisivos no panorama audiovisual português, revolucionaram o mercado e abriram novos desafios e oportunidades à RTP.

 

Experiência, know how, qualidade, inovação, responsabilidade, seriedade, confiança, competência, profissionalismo fazem da RTP um player fundamental que dá resposta às necessidades cada vez mais específicas e exigentes do seu público.

 

A RTP é pioneira na área das novas tecnologias. A sua oferta integra, desde 2011, a RTP Play, serviço pioneiro para visualização e escuta de emissões online bem como de programas em on-demand.

No âmbito da Responsabilidade Social, a RTP+ desenvolve e divulga inúmeras iniciativas e tem contribuído, de forma séria e efetiva, para melhorar a vida de diversas instituições e sedimentar as causas que abraça.

 

 

CRONOLOGIA

 

  1. 1935: Início das emissões regulares da Rádio pública (EN).
  2. 1957: Início das emissões da RTP, televisão, a 7 de Março.
  3. 1969: RTP, a televisão que levou Portugal à Lua.
  4. 1992: Início das emissões da RTP Internacional.
  5. 1997: Início da RTP online.
  6. 2003: A Rádio, Televisão e Online da RTP fundem-se numa só empresa e nasce a Rádio e Televisão de Portugal.
  7. 2004: Nasce a Rádio e Televisão de Portugal S.A.: Rádio e Televisão tornam-se numa empresa única.
  8. 2007: A RTP1 comemora o 50º aniversário, com uma série de iniciativas no ano, ‘Portugal Azul’.
  9. 2011: Lançamento do RTP PLAY.
  10. 2014: Lançamento de projetos digitais de referência e inovadores: App 5i RTP e portal Ensina RTP. Lançamento do novo site do Arquivo RTP.
  11. 2015: A Rádio Pública comemora o 80º aniversário, com uma série de iniciativas ao longo do ano, sob o tema ‘Os Dias da Rádio’.

 

SABIA QUE…

A RTP É A EMPRESA DE MEDIA COM A OFERTA MAIS DIVERSIFICADA.

A RTP é a maior empresa de média em Portugal, não só pelo número de canais que disponibiliza, pela oferta abrangente de conteúdos audiovisuais multiplataforma, mas também por um know how sólido, resultado de 80 anos de experiência.

 

A RTP FAZ DE PORTUGAL O ÚNICO PAÍS NO MUNDO COM UM ESPAÇO DEDICADO À SOCIEDADE CIVIL.

A vida das instituições portuguesas também tem voz na antena da RTP. Fazemos ouvir quem se dedica a melhorar a nossa vida.

 

NA RTP APRENDER É PARA TODOS.

Da Telescola à Universidade Aberta, e também com o portal Ensina RTP, transformamos a aprendizagem num processo motivador e acessível a todos.

 

A HISTÓRIA DO PAÍS ESTÁ DOCUMENTADA ATRAVÉS DA RTP.

A RTP aposta verdadeiramente na produção documental e na ficção histórica. São centenas de obras que deixam para memória futura a história do país.

 

A RÁDIO PÚBLICA É A RÁDIO DA LITERATURA E DA LÍNGUA PORTUGUESA.

As rádios da RTP são as únicas a dedicar tempo de emissão à literatura e à língua portuguesa, com conteúdos específicos e espaços por onde passam escritores e editores.

 

É NA RTP QUE ENCONTRA A MAIOR DIVERSIDADE NO ENTRETENIMENTO.

A RTP aposta na proximidade com os Portugueses, no entretenimento inteligente, nas séries de ficção portuguesa, na ficção histórica e no humor. Somos uma marca de diversidade, diferenciação e exclusividade.

 

A RTP ESTÁ PRÓXIMA DE TODOS OS PORTUGUESES PELO MUNDO.

Os canais e antenas internacionais, o site da RTP e uma grande rede de correspondentes, tornam possível estar perto de todos os portugueses espalhados pelo mundo.

 

A RTP É A ÚNICA TELEVISÃO QUE ESTÁ PROXIMA DOS PORTUGUESES.

Através dos seus centros regionais, a RTP está atenta aos problemas das populações e promove o interior e os empresários locais.

 

A RTP É A ESTAÇÃO DAS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS.

Mais do que uma obrigação está na vocação da RTP ser a empresa de media mais próximo do público com necessidades especiais.

 

A RTP É A ÚNICA ESTAÇÃO DE TELEVISÃO QUE DÁ VOZ A TODAS AS CONFISSÕES RELIGIOSAS.

A RTP respeita todas as religiões e opta pela emissão da missa às 10h para satisfazer necessidades de lares e hospitais, em detrimento das audiências.

 

A RÁDIO PÚBLICA É A RÁDIO DOS JOVENS CRIADORES.

A Antena2, com o Prémio Jovens Músicos, revela talentos que mais tarde se impõem nas orquestras nacionais e internacionais. E a Antena3 é a única rádio portuguesa que faz uma divulgação sistematizada dos novos criadores.