A Anna é russa e está em Portugal há 2 anos e meio. Quando visitou Portugal pela primeira vez decidiu que era aqui que queria viver. Diz que aqui se sente em casa. Vive com o marido, Mikhail e com o seu cão, Piri-piri, um rafeiro que encontrou num canil em Cascais.
A Anna é gestora, trabalha numa empresa imobiliária e faz a ponte com os investidores russos. Na Rússia, tirou Economia Política, com especialização em Matemática. Também estudou música lá, mas nunca o fez profissionalmente. Foi animadora de karaokes, agora canta numa banda: Tea Motion (Trio Ermakova Anna) e às vezes canta em aniversários e casamentos de pessoas de Leste.
A mudança de país foi difícil, especialmente no primeiro ano. Teve de fazer limpezas e foi guia turística até encontrar um emprego fixo. No entanto, as pessoas sempre foram muito simpáticas com ela e nunca sofreu qualquer tipo de preconceito.
O primeiro programa que viu na televisão portuguesa foi o The Voice e começou a estudar português através do programa. A primeira palavra que aprendeu foi “brutal”. Adora a Marisa Liz e já foi a 5 ou 6 concertos dela.
Como hobbies, treina o seu cão para concursos, faz ponto de cruz e gosta de ciclismo e corrida.
Adora ir à praia sempre que quiser, uma coisa que não podia fazer na Rússia.