A 5.ª temporada do The Voice Portugal já conhece os 4 finalistas que sobem ao palco na noite de sábado, dia 23 de dezembro, para a grande final.
As decisões não foram fáceis e na última gala não faltaram emoções fortes. Desta vez, o voto de cada mentor pesava 50% e o do público outros 50%. Ou seja, após as atuações, os mentores teriam de distribuir 50% pelos dois candidatos. A esse resultado somar-se-ia o valor das chamadas telefónicas e assim seria encontrado um finalista de cada equipa. Em caso de empate, prevaleceria a vontade do público.
Este ano, Anselmo Ralph levou às galas uma equipa composta apenas no feminino. Entre Marta Pinto, já repetente no programa, e Kátia Moreira, ex-NonStop, apenas uma poderia passar à final. Dizia o mentor: “Tenho muito orgulho por ter trabalhado com as duas e digo isto de coração. Não é preciso ganhar o The Voice para se ter uma oportunidade. Já saem daqui com mais talento“.
Porque as regras impediam a atribuição de 25% a cada concorrente, Anselmo aproximou os números e atribuiu 24% a Marta e 26% a Kátia. Com a soma dos votos do público, Kátia Moreira somou 55%, tornando-se, assim, a primeira finalista da noite.
Para Mickael Carreira, o mentor vencedor da última edição do The Voice Portugal: “O mais importante é estarem orgulhosos do que fizeram ao longo do programa e eu estou muito. Quem ficar pelo caminho não pode baixar os braços, isto não é o fim de nada“.
Assim, ofereceu 24% a Fábio Mouzinho, o concorrente “mais fofinho” da competição, segundo o mentor, e 26% a Inês Simões, a dona da voz rouca que surpreendeu na primeira prova cega da temporada. A votação do público foi decisiva e fez de Inês a segunda finalista da noite com um total de 56%.
Na Team Marisa Liz estavam dois talentos que fazem as delícias do público. De um lado Tiago Nacarato, o candidato que reúne mais visualizações no YouTube; do outro Tomás Adrião, o jovem de 17 anos que tem dado que falar pela interpretação que faz da música portuguesa.
Marisa atribuiu 30% a Tomás Adrião e 20% a Tiago Nacarato e explicou: “Dei uma percentagem diferente, porque quero assumir uma intenção. Tiago, tens uma carreira já quase definida; Tomás, nunca tive ninguém que trabalhasse tanto como tu“.
A votação do público confirmou a escolha de Marisa, oferecendo um passe direto para a final a Tomás Adrião com uma votação de 66% e de apenas 34% a Tiago Nacarato.
Também Aurea ofereceu a mesma pontuação às concorrentes da sua equipa. A Cláudia Pascoal, dona do timbre que surpreende a cada atuação, deu 30% e a Ana Paula, a jovem de 15 anos que adora canto lírico, 20%. A mentora garantiu: “Têm as duas um talento incrível e vou adorar trabalhar na final com qualquer uma de vocês, seja qual for a decisão hoje“.
Com a soma da votação do público, Cláudia somou 49% e Ana Paula 51%, ganhando assim acesso à final.
Kátia Moreira, Inês Simões, Tomás Adrião e Ana Paula são os quatro grandes finalistas do The Voice Portugal que lutam pelo título de “melhor voz de Portugal” na noite de sábado, dia 23 de dezembro.