Filho de pai inglês, Michael Cranmer é licenciado em Gestão no ISEG. Gostou de estudar, mas não se vê a seguir a área. A sua paixão é a música e é isso que quer seguir. Quis aprofundar a formação musical e, há dois anos, foi estudar para o Hot Clube. Passou agora para o 3.º ano. Aprendeu a tocar guitarra com 10. Atualmente é professor de guitarra e dá aulas particulares. Chegou a dar aulas de música a miúdos, mas já não o faz.
Toca guitarra há 13 anos e ukelele há 3.
Em 2015 começou a atuar em bares e a cantar covers. Diz que tocava com regularidade, mas quando entrou para o Hot Clube passou a fazê-lo menos vezes para se dedicar aos estudos. Quer preparar-se para compor originais e voltar a atuar como um artista mais completo.
A sua grande referência é o Miguel Araújo. Fala várias vezes dele no questionário. Gostava até de que ele estivesse na sua Prova Cega e a maior surpresa que podia ter era ser convidado para cantar com ele.
O grande sonho é subir a um palco, tocar o primeiro acorde de uma música dele música e automaticamente o público cantar o tema.