O Gonçalo Enes tem 22 anos e mora em Rio de Couros, apesar de ter nascido em Coimbra. Está atualmente a tirar o último ano de Informática e em simultâneo faz parte de uma banda que tem mais 50 anos de história e diz que está a ser espetacular.
Acredita que o The Voice é uma oportunidade de uma vida e procura conquistar o máximo possível no mundo da música. Considera que do ano passado para agora muita coisa mudou na sua vertente musical, desde a sua técnica vocal e vontade de estar em palco, e por isso sente que este é o momento para viver esta experiência.
Cresceu rodeado de música, o pai era baterista de uma banda, tem um primo que toca guitarra e baixo, e tem vários amigos a participarem em bandas. Quando andava no 5º ano, entrou no conservatório onde começou a ter aulas de piano e, mais tarde, aulas de canto. Participou em coros a fazer vozes e foi por aí que começou a perceber que gostava mesmo deste mundo. Quando foi para o secundário, trocou o piano pela guitarra.
A sua vinda ao The Voice também está relacionada com a vontade de honrar a sua irmã, Leonor Enes que também se inscreveu este ano, mas não passou no casting, então estará cá pelos dois e conta com o apoio incondicional da irmã.
O Diogo Piçarra é a sua maior inspiração.