Estar em casa afastou-nos da rua, mas também nos afastou de alguns elementos que nos dificultam o dia-a-dia.

Já pensou que agora não tem de estar no trânsito, de se preocupar com atrasos, de faltar ao ginásio semanas a fio, de comer fast-food, tudo por ter “falta de tempo”?

A sua casa é agora o seu mundo e, melhor ainda, o mundo criado para lhe trazer – esperançosamente – tranquilidade, amor e saúde. Aproveite que está por casa para cuidar da sua saúde!

O exercício físico pode ajudar a contornar não só o tempo e o aborrecimento mas também um corpo mais fragilizado. Susana Mateus é fisioterapeuta e esteve na Praça da Alegria a recomendar alguns exercícios que todos podemos fazer em casa, com mais ou menos facilidade e usando objetos do dia-a-dia.

* VEJA OUTROS EXERCÍCIOS AQUI *

Rita Andrade falou através de videochamada com Tânia Ribas de Oliveira n’A Nossa Tarde e explicou quais os alimentos que devemos ingerir para reforçar o nosso sistema imunitário. Todos os alimentos ricos em vitamina A e vitamina C passaram a ser ainda mais essenciais, nesta altura. Ou seja, legumes como, por exemplo, cenoura, abóbora, espinafre (vitamina A e C) e os frutos como sejam a laranja, o limão e o kiwi.

* VEJA OUTRAS RECOMENDAÇÕES AQUI *

E que tal aproveitar este dia para apostar num lanche mais saudável mas igualmente saboroso?

Confira as receitas de Bolachas de aveia com pepitas de chocolate negroBatido de morangos e banana AQUI.

A saúde mental também não deve ser desleixada nesta altura. É importante criarmos uma rotina, mesmo estando em casa, de auto e hetero cuidado, escolhendo as horas para as refeições, as atividades domésticas, para além do exercício físico e do teletrabalho. A especialista em psicologia clínica Mariana Dias recomenda ainda uma exposição moderada aos media – devemos estar informados, mas também não podemos deixar que as notícias nos paralisem e/ou criem ansiedade.

 

A saúde é o que mais importa, agora e sempre. Proteja-se, reforce o seu sistema imunitário, cuide da sua saúde mental e tente encontrar todos os dias algo de bom que o ajude a superar estes dias mais fora do normal. Viva bem. Vai ficar tudo bem.