É de Marco de Canaveses, mas vive sozinha no Porto. 

Fez um curso de ensino artístico/artes do espetáculo (equivalência 12.º ano) no Porto e ficou por lá. Terminou o curso há dois anos. Depois disto, começou a trabalhar num bar de tapas e continua lá. É nesse espaço que às vezes canta. Também ajuda num hostel.

Quando estava no 7.º ano, a escola fez um espetáculo dedicado à Carmen Miranda e ela foi escolhida para cantar. Isso permitiu que depois recebesse alguns convites e chegou a ir ao Verão Total da RTP cantar Carmen Miranda. 

Quando a Sofia nasceu, teve uma hemorragia cerebral e uma paragem respiratória. Os médicos achavam que não havia hipótese de sobreviver, mas de repente, começou a reagir aos tratamentos. Depois disso, os médicos disseram aos pais que havia grandes probabilidades de a Sofia não ver e não falar. Quando foi ao hospital fazer reavaliação, os médicos ficaram pasmados com a energia dela.

Apesar de ser muito independente, confessa que é uma “medricas”. Nunca arriscou na música. Diz que os amigos acreditam mais nela que ela própria. Pode ser que o The Voice mude isso!