A jornalista da RTP Fátima Campos Ferreira foi homenageada pela Câmara do Porto que atribuiu-lhe a Medalha Municipal de Mérito – Grau Ouro. Um reconhecimento público do seu contínuo e inigualável desempenho na área do jornalismo, que desde sempre abriu portas ao debate e à reflexão dos grandes temas do país.

Sinto-me agradecida, sobretudo quando se invoca dedicação ao país. Obrigada à Luz do Porto Invicto, que tanto me ensina, e agora me distingue a mim e a outras pessoas, nas quais se incluem dois meus antigos professores da FLUP e amigos, Francisco Ribeiro da Silva e Eugênio dos Santos, este a título póstumo”, afirma Fátima Campos Ferreira.

Nascida em Lisboa, foi na cidade do Porto que a jornalista da RTP cresceu, estudou e começou a trabalhar. “Gosto muito da Luz do Porto, a cidade em que me fiz Mulher e Mãe. É uma luz encantadoramente baça, que me permitiu sonhar, durante os anos que acordei, a olhar de frente para o Mar, na Foz. Uma cidade construtora de conhecimento e sempre cosmopolita e empreendedora”, recorda.

Fátima Campos Ferreira é uma das jornalistas mais respeitadas em Portugal. O seu grande sonho era seguir Direito, mas foi no jornalismo que encontrou a sua vocação e missão de vida. Entrou na RTP em 1987 onde começou por apresentar rubricas no programa Bom Dia. Mais tarde, tornou-se pivot do Telejornal, a referência da Informação no país, e, durante duas décadas, deu cara e voz ao maior debate da televisão portuguesa, o Prós e Contras. Atualmente conduz o programa Primeira Pessoa, um espaço de entrevistas com cunho próprio e diferenciador.