Rubrica de Luís Henrique Pereira

Entre os muitos habitantes selvagens que podemos reencontrar na primavera estão desde logo muitas espécies de insetos. São eles o sustentáculo da maior parte dos ecossistemas da Terra porque têm um papel fundamental na polinização e estão na base da cadeia alimentar de muitas aves e mamíferos.

Ao longo de várias semanas, a equipa do “Vida Animal em Portugal e no Mundo” percorreu várias localidades campestres de norte a sul do país, à procura dos novos habitantes primaveris.

“Este apontamento documental demorou meses a preparar. Fizemos muitas saídas para o campo com muito material de camuflagem e naturalmente com equipamento altamente sofisticado para assim conseguir as melhores imagens.”

A Trepadeira-azul, o Pica-pau, e o único roedor endémico da Península Ibérica, o Rato-de-cabrera, foram algumas das descobertas.



“Entre as espécies de aves encontramos, por exemplo, a nossa conhecida alvéola, ou o abelharuco, que tal como o próprio nome indica tem como prato principal na sua dieta as abelhas.”

“Encontrámos também e observámos de perto muitos insetos, desde abelhas a borboletas multicolores de variadas espécies.”

Veja ainda:
RTP Play “A Primavera e os seus novos habitantes”

Espreite aqui algumas imagens deste apontamento: