"Quero ajudá-los a terem o lugar que merecem no álbum de família"

A "Patrícia" da telenovela "Os Nossos Dias" sempre considerou a fotografia um hobbie, mas há um ano que surgiu a ideia para o projeto UBU Pet Photography. O objetivo é fazer sessões fotográficas de animais de estimação e também promover e ajudar associações que apoiam os animais.

Como surgiu a UBU Pet Photography, e em que consiste?
Antes de começar a gravar o Super Pai tirei o curso de fotografia no ARCO. Desde então que continuei a fotografar, como hobbie, mas a partir do nascimento do meu filho é que o comecei a fazê-lo com mais frequência. Comecei com vontade de fotografar profissionalmente e há cerca de um ano surgiu-me esta ideia. Como sempre adorei fotografar animais, surgiu a vontade de fazer este projecto. Percebi que lá fora esta é uma área da fotografia muito explorada e que era uma coisa que adorava fazer. Pensei que também era uma boa oportunidade de ajudar de alguma forma os animais e as associações que se dedicam a protegê-los. A ideia foi-se desenvolvendo e criei a UBU Pet Photography, onde faço sessões fotográficas em que os animais de estimação estão em primeiro plano. Quero ajudá-los a terem o lugar que merecem no álbum de família 🙂

Fotografar animais nem sempre é tarefa fácil, quais os truques que mais utilizas?
O maior truque é não criar nenhuma expectativa e ter muita paciência. Nunca sei o que vai acontecer. Tento ser o mais “invisível” possível e deixar as coisas acontecer. Tento deixar a família o mais à vontade possível e que o animal não estranhe a minha presença. No fundo, tento não pressionar e ir registando os momentos divertidos que vão surgindo durante as sessões.

São mais comuns as fotos de cães e gatos, mas é possível fotografar outros animais de estimação: pássaros, iguanas, hamsters, tartarugas…?
Sim, fotográfo todo o tipo de animais, mas é mais comum fotografar cães e gatos. Também já fotografei cavalos, vacas, porcos… Muitas vezes vou a casa das pessoas por causa de um gato e acabo por fotografar os pássaros, coelhos, tartarugas…

Deves ter várias histórias engraçadas ao fotografar os animais, queres destacar alguma?
Tenho várias. As sessões acabam sempre por ser muito divertidas, tenho conhecido pessoas muito giras e famílias muito queridas. Já tive de esperar uma hora até que um cão deixasse de fugir sempre que me aproximava. Entretanto vou fotografando os filhos, brincando com eles e conversando com os pais, até os animais se habituarem à minha presença. Numa das primeiras sessões que fiz tive mais de uma hora à espera que o gato saísse de debaixo do sofá, estava díficil, mas depois acabei por fazer uma das minhas fotografias preferidas, quando eu já estava mesmo de saída.


Em 2013, a Associação Chão dos Bichos recebe 5% das receitas deste projeto, há outras associações em vista?

Não, por enquanto vou continuar a ajudar esta associação, acho que ainda há muito para fazer. Este primeiro ano tem sido uma experiência, ainda há muitas coisas que gostava de fazer para ajudar esta associação e as pessoas maravilhosas que nela estão envolvidas.

Qual a melhor forma para contactar a UBU Pet Photography?

Através da página do facebook ou pelo email ubu@ubupetphotography.com

Como concilias a Madalena Brandão atriz, com a Madalena Brandão fotógrafa?
Quando estou a gravar marco as sessões sempre aos fins de semana porque os meus horários são muito incertos e não me posso comprometer com as pessoas com muita antecedência. Mas como sou eu que faço os meus horários, sou eu quem marca as datas das sessões, é perfeitamente conciliável com o trabalho de atriz. Na verdade, quando estou a gravar não tenho tanto tempo para me dedicar a este projecto, mas consigo ir conciliando as duas coisas. Quando não estou a gravar, tenho mais tempo para ter novas ideias e fazer o projecto crescer.

(Fotos gentilmente cedidas www.facebook.com/UBUpetphotography)