A administradora da RTP Luísa Ribeiro foi nomeada para o Grupo Financeiro da EBU, a maior aliança europeia de operadores públicos de media. Desta forma, a estação pública reforça o seu papel relevante na discussão dos novos desafios colocados ao setor.

A nomeação teve lugar na anual Assembleia Financeira da EBU. Do ponto de vista financeiro, a estratégia do organismo internacional passa por garantir um futuro sustentável para o serviço público europeu, garantindo ao mesmo tempo a credibilidade e a qualidade dos conteúdos produzidos, sempre numa lógica multiplataforma.

A administradora da RTP sublinha a importância deste grupo para a análise da relevância do setor público de media junto dos seus diversos públicos. “O objetivo é transformar os dados, primeiro em informação e depois em conhecimento. É fundamental incentivar a cultura e os processos que permitam que os dados se transformem num verdadeiro ativo estratégico. Isso envolve transparência, prestação de contas e um sentido de urgência que energize os meios de comunicação social de serviço público, maximizando a criação de valor público”, afirma.

Em 2022, o Presidente da RTP, Nicolau Santos, foi eleito para o Conselho Executivo da EBU, num mandado de dois anos. Atualmente, a organização europeia é composta por 112 organizações de 56 países.