Chegados a meio do ano, 2023 tem sido de grande exigência e rigor para o jornalismo português, com a maior crise inflacionista provocada pela guerra na Ucrânia e pela pandemia da Covid-19. A Informação da RTP continua a estar em todas as frentes e prova disso é o contínuo reconhecimento dos portugueses. A mais recente distinção chega-nos do estudo internacional Digital News Report 2023, da Universidade de Oxford, que coloca o serviço público de televisão como a marca de informação mais credível em Portugal.

A RTP enquanto marca de notícias destaca-se com valores de confiança acima de 78%. Segundo também o Digital News Report 2023, Portugal é o quinto país, entre 46, onde o serviço público de televisão é o mais reconhecido pelos telespectadores, com 59%. A importância da RTP é ainda mais sublinhada quando a vertente considerada é a noticiosa (66%).

Para António José Teixeira, diretor de Informação – Televisão, é mais um ano “em que o nosso trabalho é reconhecido na dimensão mais sensível e mais decisiva da Informação. Não é fruto do acaso, reflete sim o rumo e o empenho que colocámos no que é importante e na independência e no pluralismo que soubemos garantir. A confiança é o capital mais importante para a Informação e, por isso, a RTP e os seus profissionais estão de parabéns”.

Também a RDP Antena 1 aparece como uma das rádios em que os portugueses mais confiam, com uma percentagem de 72%.

O estudo internacional Digital News Report 2023 abre ainda caminho para a reflexão sobre o papel dos media no futuro. António José Teixeira acrescenta que o relatório agora divulgado é um “instrumento útil para os desafios que temos pela frente e é também um sinal forte de que é preciso investir no jornalismo, no bom jornalismo e nos bons profissionais”.

Anualmente, através do relatório Digital News Report, a Universidade de Oxford analisa o consumo de notícias em vários países. Enquanto parceiro estratégico, o Observatório da Comunicação colaborou com o Instituto Reuters para o Estudo do Jornalismo da universidade inglesa na conceção do questionário para Portugal, bem como na análise e interpretação final dos dados obtidos.