Estreia: Segunda-feira, 13 de Novembro, no Jornal 2.

A partir de dia 13 de Novembro, o Jornal 2 retoma a emissão do Postal da Grande Guerra, a segunda série de um projeto que nasceu da parceria entre a RTP e a Comissão para as Evocações do Centenário da Grande Guerra, no âmbito das evocações do Centenário da Primeira Guerra Mundial.

O POSTAL DA GRANDE GUERRA terá emissão, à segunda-feira, no Jornal 2, sendo igualmente retransmitido na RTP Internacional, na Antena 2 e na web em: http://www.rtp.pt/noticias/portugal-na-1-grande-guerra/postal-da-grande-guerra_i916529

Um ano depois revisitamos as descobertas na Biblioteca Nacional de Portugal para perceber o valor de documentos inéditos de João Chagas, nosso embaixador em Paris durante a Grande Guerra e uma caixa de Ana Castro Osório, feminista e mentora da republicana Cruzada das Mulheres Portuguesas. Encontramos cartas ainda por abrir de alemães detidos nos “depósitos de concentrados” em Portugal, enviadas ao cônsul alemão em Espanha (país neutro), e que ficaram retidas em Lisboa no Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Recordamos o ataque a Ponta Delgada por um submarino alemão, a intervenção americana na defesa dos Açores, concedida pelo nosso aliado, a Inglaterra; acompanhamos os primeiros passos para a criação de uma base aeronaval, em Ponta Delgada, e passagem de Roosevelt pelo arquipélago. Visitamos “a revolta da batata” em Lisboa, e um pouco por todo o país, com tumultos, greves, tiroteios e batatada. E mostramos como em Dezembro de 1917, Sidónio Pais encabeça uma revolta vitoriosa, em que se suspendem as garantias.

 

 

Vamos ter heróis portugueses, do mar e do ar, e uma estratégia importante de defesa de artilharia de costa, de que restam vestígios. Em termos culturais e artísticos, registamos o lançamento da revista Orpheu, e do futurismo com Almada Negreiros. Lemos as memórias de Jaime Cortesão, capitão médico gaseado na frente da Flandres; o jornalista e humorista André Brun que se ofereceu para a guerra e escreveu crónicas para A Capital e o livro A Malta das Trincheiras.

Arnaldo Garcez é o fotógrafo embedded que regista a passagem de Portugal pela Grande Guerra, dentro e fora das trincheiras. Acompanhamos a aventura de Jaime Batalha Reis, amigo de Eça de Queirós, diplomata na Rússia dos Sovietes, que em plena revolução leva 2 anos a chegar a Portugal. Recordamos as batalhas e estratégias bélicas que culminam na Operação Georgette e na trágica Batalha de La Lys, em 9 de Abril de 1918.

Daqui a um ano, em Novembro, chegamos ao Armistício e sentamo-nos à mesa das negociações. Falta saber o que aconteceu aos alemães desterrados, aos prisioneiros portugueses que levam anos a regressar a Portugal e vamos saber o que aconteceu aos nossos soldados mutilados e gaseados.