Dia 2 de dezembro, quarta-feira, às 23:10

Um filme baseado em factos reais que nos conta a história de um angolano que burlou o Estado português durante o período colonial.

Com um argumento do escritor moçambicano Luís Carlos Patraquim, este filme conta-nos a história – baseada em factos reais – da vida glamourosa do bon vivant Joãozinho, filho de um funcionário do banco de Portugal, em Luanda.

Nos anos 60, ele é um estudante de engenharia no Instituto Superior Técnico e joga basquetebol no Sporting Clube de Portugal. Apesar de se viverem momentos de grande agitação naquela época, nomeadamente no meio estudantil, Joãozinho sempre levou uma vida em grande estilo. Os estudos, esses, ficaram para segundo plano. No seu regresso a  Angola foi trabalhar como alto executivo no Banco Nacional Angolano, onde começou a desviar dinheiro de forma fraudulenta para o distribuir pelos amigos e pelos revoltosos que lutavam pela independência de Angola.

Acabou por ser preso por corrupção, mas com a vitoriosa luta pela independência de Angola, que culminou com a Revolução do 25 de abril de 1974, tudo mudou para Joãozinho…

O filme foi nomeado para mais de uma dezena de prémios e distinguido na categoria de Melhor Ator (Lázaro Ramos), no FESTin Festival (2013).

Título Original: O Grande Kilapy

Com: Lázaro Ramos, Pedro Hossi, João Lagarto, Patrícia Bull, São José Correia

Realização: Zézé Gamboa

Produção: Fernando Vendrell

2012, 96 minutos

Relacionados