Estreia: Sábado, 4 de Abril às 22:10, na RTP2

Criação operática de Katie Mitchell, Raphaël Pichon e Cordelia Lynn para a Opéra Comique, baseada no texto original de William Shakespeare, com música de Henry Purcell.

 

Inspirada numa das mais conhecidas peças de William Shakespeare, A Tempestade, esta semi-ópera segue o ponto de vista da personagem feminina Miranda, com uma seleção de belas melodias de várias obras de Henry Purcell, principalmente a sua obra-prima Dido e Eneias. ‘Miranda‘ marca o regresso da encenadora britânica Katie Mitchell à Opéra Comique que, juntamente com Raphaël Pichon e Cordelia Lynn, continua a explorar o repertório barroco numa perspetiva verdadeiramente contemporânea.

Numa pequena vila inglesa, uma família reúne-se na igreja para o funeral de Miranda, filha de Próspero. Para o marido e os filhos a teia do tempo está despedaçada. O passado e o presente fundem-se quando evocam a mulher que era. Uma onda de emoções e memórias inundam as suas vidas. Vestida de branco, uma misteriosa noiva aparece para contar a trágica história da desaparecida.

 

 

Firmemente enraizada na realidade britânica, ‘Miranda’ projeta a obra de Purcell para a atualidade, em particular as páginas que apresentam uma sensibilidade que ultrapassa o tempo, inspiradas na representação ou até no julgamento da morte – a experiência comum por excelência. De obras sacras a instrumentais, e partituras destinadas ao teatro de Londres no final do século XVII, Purcell inspira este espetáculo, projetado como uma nova ópera mas, mais importante, como uma área comum de reflexão.

Esta obra lírica, inspirada no compositor barroco inglês e em torno de uma personagem shakespeariana, é magistralmente apresentada por talentosos intérpretes, com Kate Lindsey no papel principal e a mestria impecável do Ensemble Pygmalion com direção de Raphaël Pichon.

 

Ficha Técnica

Título Original

Miranda

Encenação

Katie Mitchell

Direção Musical

Raphaël Pichon

Libreto

Cordelia Lynn

Intérpretes

Kate Lindsey, Katherine Watson, Allan Clayton, Marc Mauillon, Henry Waddington e Aksel Rykkvin

Coreografia

Joseph Alford

Colaboração Artística

Dan Ayling

Cenários

Chloé Lamford

Figurinos

Sussie Juhlin-Wallen

Realização

Corentin Leconte

Produção

Les Films Jack Fébus, ARTE France, TVPROD

Ano

2018

Duração

90'