Estreia: Quinta-feira, 21 de Setembro às 23:30, na RTP2.

Lascaux, o santuário da arte rupestre.

 

No sudoeste da França, em Dordogne, uma gruta abriga as obras mais complexas e famosas da arte rupestre. Em Lascaux, há 18 mil anos, os primeiros homens transformaram uma caverna num santuário. Descoberta em 1940, raros foram aqueles que puderam apreciar as obras, pois a gruta está fechada desde 1963 por questões de preservação. Desde então, Lascaux tem encerrados todos os seus mistérios, mas uma fantástica equipa de artistas aceitou o desafio de realizar uma réplica, em tamanho real, da totalidade da gruta.

Este documentário acompanha essa incrível aventura humana e técnica. As várias etapas do processo, o trabalho minucioso de dezenas de técnicos e artistas que, com extrema precisão, fizeram uma cópia tridimensional da gruta, dos desenhos e gravuras. Graças a este filme, revelamos a história da gruta de Lascaux, a sua origem geológica, o seu destino contemporâneo e a sua incrível descoberta por quatro adolescentes. Simon Coencas, um dos quatro, recorda esse dia especial que mudou a sua vida.

Com depoimentos de investigadores, antropólogos, historiadores e naturalistas, este filme de David Lefort e Charles-Henri Georget fornece pistas para o significado e utilidade destes frescos.

 

 

Título Original: Lascaux IV – un défi technologique

Realização: David Lefort e Charles-Henri Georget

2017 – 52 minutos