"De Lisboa a Helsínquia" e "Europa Minha", da autoria de Rebecca Abecassis, são os dois novos programas de informação da RTP sobre a atualidade europeia.

No próximo dia 20 de outubro, pelas 23h45 na RTP3 e no dia 22 de outubro, às 15h22, na Antena 1 poderemos assistir à estreia do programa “De Lisboa a Helsínquia”.

De norte a sul, de leste a oeste, o programa, semanal, vai percorrer 56 regiões dos 28 Estados membros da União Europeia. “De Lisboa a Helsínquia” vai investigar a utilidade e a relevância de projetos financiados por fundos europeus nas áreas do ambiente, da educação, da saúde, da cultura, da inovação e da imigração. Um programa conduzido por Raquel Morão Lopes e Rebecca Abecassis, que conta com o apoio da Comissão Europeia (Direção Geral da Política Regional e Urbana).

 

“Temos de esclarecer os cidadãos de forma muito mais clara sobre os assuntos que marcam a atualidade europeia. O objetivo principal desta série é explicar a União Europeia com casos concretos, tentando perceber se os financiamentos da Direção Geral de Regiões da Comissão Europeia são, de facto, necessários ou não. Até agora posso dizer que são!afirma Rebecca Abecassis.

 

No mês de novembro, chega à RTP3 e também à Antena 1 “Europa Minha”, um projeto apoiado pelo Parlamento Europeu, que antecipa as eleições europeias de 2019. Semanalmente, com João Adelino Faria vamos acompanhar os temas que mais preocupam os cidadãos europeus com reportagens e entrevistas por todo o continente europeu. Em “Europa Minha” vamos também desvendar o trabalho dos Eurodeputados e dos Comissários europeus nas instituições em Bruxelas e em Estrasburgo.

Sobre o programa “Europa Minha”, a autora explica:

 

“Vamos seguir a atualidade política da União Europeia e contar histórias de bastidores, explicando sobretudo as instituições europeias e o trabalho dos comissários europeus e eurodeputados, em vésperas das eleições em maio de 2019.”

 

De destacar a vertente multiplataforma destes dois novos formatos, que vão existir na RTP3, Antena 1, na página “RTP Europa” e redes sociais facebook, instagram e twitter.