Dia 13 de março, às 22h00, na RTP1

Fevereiro de 1986 em Portugal.

A segunda volta das eleições presidenciais decide-se na mais intensa e renhida das lutas do pós-25 de Abril: de um lado, Mário Soares; do outro, Freitas do Amaral. Ambos os candidatos investem tudo numa das mais delirantes e mediáticas campanhas eleitorais da História.

Há hinos pop/rock. Há chapéus de palha para os adeptos do P’rá Frente Portugal de Freitas e autocolantes com sóis sorridentes para os crentes no lema “Soares é Fixe”.

A esquerda decide unir-se para assegurar a derrota do candidato da direita, o que obriga os comunistas portugueses a engolir o histórico sapo de votar Soares.

A hora da verdade chegará a 16 de Fevereiro.

No meio deste turbilhão, acompanhamos a mais inesperada história de Romeu e Julieta: Tiago é um jovem solitário de 15 anos, viciado nos filmes que aluga incessantemente no videoclube do bairro. O pai, Eduardo, viúvo, é um crítico de cinema de mau feitio, militante comunista, prestes a cometer o crime do século – vai ter de votar em Mário Soares. O afeto que tem pelo filho manifesta-o com os filmes – o seu projeto é tentar ensinar-lhe tudo sobre a vida através do cinema. E também dos ensinamentos de Marx, que Eduardo não consegue evitar despejar sobre todos os amigos que Tiago leva a casa, mesmo que prometa sempre ao filho que não irá tocar nesse assunto para não maçar ninguém.

 

Tiago apaixona-se por Marta, colega de escola que ele começa por admirar ao longe, no recreio da Escola Secundária, e com quem ele só consegue comunicar dentro do videoclube – ela trabalha ao balcão, o que faz daquele espaço, o videoclube Hollywood, um paraíso romântico platónico. Problema: Marta é filha de fervorosos militantes do CDS e apoiantes de Freitas do Amaral. Conseguirá o amor vencer barreiras entre tribos sociais e orientações políticas? O caminho está repleto de obstáculos – incluindo a mais caótica festa de campanha eleitoral da História.

 

Como irá Tiago conseguir levar a cabo o malabarismo de manter o seu amor por Marta sem desiludir o pai – e como lidarão os pais de Marta com a paixão da filha por um filho de comunistas?

1986 é uma série de época, um cruzamento do espírito de produções como Conta-me Como Foi com as lendárias comédias teen de liceu que Portugal nunca teve, mas que nos anos 80 deram origem a clássicos como The Breakfast Club ou A Rapariga do Vestido Cor-de-Rosa, de John Hughes, ou Say Anything, de Cameron Crowe.

A série 1986 traz esse espírito para Portugal, dissecando todo o ambiente de um momento fundamental da História recente nacional que incluiu a entrada do país na CEE. As personagens vivem num universo que replica as roupas, os sons, as imagens da época – uma era em que as tensões políticas chegavam aos recreios das escolas e se cruzavam com as pequenas guerras entre “nerds” e “bullies” e com a cultura popular que, feita em Portugal ou importada do estrangeiro, invadia as vidas dos portugueses: as séries e os filmes que se viam e os discos que se ouviam.

 

As várias histórias que preenchem a narrativa da série, que acompanha as semanas de campanha eleitoral e culminam no dia das eleições, estão povoadas e protagonizadas por personagens do pequeno mundo de Tiago e Marta: amigos como o metálico Sérgio, ansioso por perder a virgindade, e Patrícia, a gótica vanguardista revoltada com o sol do mundo; “bullies” como Gonçalo, betinho agressivo e sem amor que sonha com uma carreira como rocker de slows à Scorpions; professores como a tensa e solitária Alice; e até figuras reais da época como os próprios candidatos presidenciais ou a musa Lena D’Água.

1986 pretende ser uma celebração cómica do espírito de uma década que não entregou grandes causas aos seus filhos, ao contrário da geração anterior – mas que lhes proporcionou uma juventude delirante e adorável de diversão, maus penteados e êxitos pop irresistíveis de qualidade discutível.

Nuno Markl e Daniel Deusdado, diretor de programas da RTP1

Acompanhe semanalmente a partir de dia 13 de março, às 22h00, na RTP1. Se a sua curiosidade é muita e não quer esperar 13 semanas, logo após a exibição do primeiro episódio serão disponibilizados todos os episódios da série na RTP Play.

Veja mais fotografias da série 1986.