Estreia sexta-feira, dia 26 de outubro, às 22h30 na RTP1

A partir das biografias e da intervenção cultural e cívica da escritora Natália Correia, da editora Snu Abecassis e da jornalista Vera Lagoa (pseudónimo de Maria Armanda Falcão), a série recorda os últimos anos do Estado Novo entre 1961 e 1973, do início da Guerra Colonial à véspera da Revolução de Abril.

A vida, a história e os percursos cruzados destas 3 mulheres: Snu Abecassis, Natália Correia e Maria Armanda Falcão. Um exemplo de coragem e compromisso com os tempos futuros de um país e de uma sociedade.

 

3 Mulheres de palavra.
Fazem revolução. 

 

Natália Correia (1923 – 1993)
(Soraia Chaves)

Escritora, poeta e polémica. Nasceu na ilha de São Miguel e deixou os Açores com 11 anos. Destacou-se como uma das mais influentes figuras intelectuais da segunda metade do século. Possui uma obra literária extensa que inclui poesia, romance, teatro, ensaio e tradução. De espírito libertário, Natália é uma personalidade polémica da sociedade portuguesa, que se carateriza por uma forte intervenção política, com especial atenção para a cultura, o património, a defesa dos direitos humanos e, em especial, os direitos das mulheres. Mas também se carateriza pela ousadia artística. É uma mulher que tem noção da conceção do mundo. Mas na sua vida também existem fantasmas e… amores.

 

Maria Armanda Falcão/Vera Lagoa (1917 – 1996)
(Maria João Bastos)

Jornalista, cronista, locutora e empresária. Filha de um major do exército português e descendente de republicanos, nasceu em Moçambique. Aos 16 anos chega a Lisboa onde começa a trabalhar como secretária. Em 1957, torna-se conhecida por ser a primeira locutora de continuidade da RTP. Participa ativamente na luta contra o regime de Salazar participando nas candidaturas da oposição (Humberto Delgado), integrando manifestações de contestação e dando apoio às famílias dos prisioneiros políticos. Em 1965 inicia no “Diário Popular” a sua crónica “Bisbilhotices de Vera Lagoa” que ganha notoriedade como crítica social. Vera Lagoa luta pelo seu reconhecimento profissional e pela obtenção da Carteira Profissional de Jornalista que lhe era recusada.

 

Snu Abecassis (1940 – 1980)
(Victoria Guerra)

Considerada uma princesa nórdica. Nasceu na Dinamarca durante a Segunda Guerra Mundial e viveu na Dinamarca, Suécia, Inglaterra, Estados Unidos e Portugal. Aos 16 anos apaixona-se por Vasco Abecassis, um português com família de origem judaica, enquanto estudavam em Inglaterra. Casam-se na Suécia e têm três filhos: Mikaela, Ricardo e Rebecca. Nos anos 60 mudam-se para Portugal. Preocupada com o setor editorial e a imprensa de língua portuguesa, Snu ambiciona contribuir para a difusão da cultura no país, que considerava atrasado, procurando abrir uma janela para o mundo.

 

3 Mulheres, uma produção David & Golias para a RTP, estreia dia 26 de outubro na RTP1.

Veja o dossier de imprensa e mais fotografias.