Não foi só de polaroids que a RTP foi artilhada. Houve equipas de reportagem de vários pontos da praia.

RTP Portuguese Waves Series
A cobertura da penúltima etapa do campeonato mundial de surf é só mais uma das demonstrações da aposta da RTP no surf. Aposta que deu mais um grande passo, com a associação da marca RTP à serie de provas mundiais realizadas em Portugal, que se passa a designar por "RTP Portuguese Waves Series". 

João Pedro Mendonça é jornalista de desporto e foi a ele que calhou o desafio de cobrir a penúltima etapa do campeonato mundial de surf. "Eu gosto mesmo é de desafios estranhos; no meu caso, é estranho porque eu passei do pânico à ação. Eu não percebia nada de surf! O repórter de imagem que está comigo foi o meu professor!"
João Pedro Mendonça e Rui Rodrigues

Quando João mergulhou no surf, sentiu-se um peixe fora de água. "Foi uma questão de procurar pessoas que percebiam para me inteirar." E o resultado estava à vista, em direto atrás de direto, com a naturalidade de quem estaria há anos na modalidade. "É um grande orgulho agora, depois de não saber rigorosamente nada, conseguir estar aqui a falar, um minuto antes do direto, sem stress nenhum, porque sei que, quando me virar, vai resultar."
Rui Rodrigues foi o repórter de imagem que fez de professor a João Pedro Mendonça. Rui é, ele sim, um amante do surf já há muito tempo e, para ele, "estar aqui, perto dos atletas, que acompanho ao longo do ano, e captar as melhores imagens, para que outras pessoas possam ver este desporto que é tão bonito, é fantástico. Este é o caso de juntar o útil ao agradável!"


Na praia, mas não de férias
"Mas trabalhar na praia não é fácil", confessa Rui Rodrigues, "sobretudo porque temos tido muito mau tempo". "Andar na areia com este peso é duro, mas se a pessoa consegue conciliar o que gosta como profissao e como hobbie, vale a pena."
E o areal da praia de Peniche, cheio de gente, revela que o surf é cada vez mais um desporto de eleição do público português.
"Pelo que vemos nesta praia, estão imensas pessoas, isto parece um estádio de futebol, é um aposta ganha, com certeza." E João Pedro Mendonça completa, "este mar de gente foi uma novidade que cresceu exponencialmente, também com a cobertura televisiva."
Mais RTP
A RTP ainda levou para Peniche mais duas equipas: a do SóVisto!, para uma reportagem que deverá ir para o ar no próximo domingo, e uma equipa de recolha de imagens do evento.
Esta era composta por Francesco Cerruti Miguel Pimenta e quem lá esteve deve tê-los visto. Eram os rapazes que víamos andar de câmara ao ombro pelo areal, pelas tendas ou pelo meio das pessoas, a tentar captar o essencial, as imagens características e o melhor da passagem do campeonato de surf por terras portuguesas.
Francesco Cerruti e Miguel Pimenta 

A RTP afirma-se desta forma como um dos principais agentes ativos na promoção e projeção da imagem de Portugal no mundo, contribuindo decisivamente não só para o reconhecimento da qualidade de execução destes eventos em território português como ainda para fomento de toda atividade económica que lhes é inerente. 

E essa aposta reflete-se em programas sobre surf que passam na RTP. Como é o caso do Surf Total e do Surf Report.

Mas a RTP também deu animação e fotografias a quem passou pela praia de Supertubos.

Relacionados