Programação dedicada em todos os canais de rádio, televisão e digital da RTP

Depois da Floresta, a RTP dedica a sua programação espacial aos Oceanos

 

São entrevistas, debates, reportagens, documentários e programas em arquivo que tratam, de forma transversal nos canais e antenas da RTP, durante todo o mês de Maio, assuntos que exigem cada vez mais um olhar atento e com diferentes abordagens de análise.

E como este é o nosso compromisso como operador de serviço público, em breve teremos um novo tema, vamos trazer para análise: a Alimentação.

 

«A primeira radiografia tirada em Portugal, quando foi?

Que raio de pergunta, não é? É verdade, mas Portugal tem destas coisas. Faz-se uma pergunta e é provável que a resposta possa desaguar literalmente no oceano. Portanto, a primeira radiografia tirada em Portugal foi tirada há 102 anos numa sala qualquer da Universidade de Coimbra, mas esta não é a parte interessante da resposta. A parte interessante e a dúvida que serviu de isco para o arranque deste texto está no que vem a seguir: entre os objetos usados para testar a técnica que permitia tirar radiografias encontrava-se uma magnífica e esplêndida… sardinha.

Ah, pois é: o mar, o oceano… é este o assunto que, pela segunda vez este ano, juntará todo os esforços da RTP para conseguirmos ir além da espuma dos dias. Vamos oferecer documentários, notícias, entrevistas e debates sobre os oceanos. De manhã, à tarde e à noite, a informação chegará tão certa como a maré numas das antenas de televisão, na rádio ou na internet. O calendário e os assuntos pode encontrar aqui mesmo neste espaço com a certeza que vamos acrescentar mais temas ao que já estão previstos.

Por exemplo, há 20 anos, precisamente em maio, era inaugurada a Expo ’98, um acontecimento que nos deixou de herança a reabilitação da parte Oriental de Lisboa — até então ocupada por um estaleiro industrial –, e também o magnífico Oceanário, além de ter aberto um pouco mais Portugal ao mundo. Todos a bordo!» André Macedo

 

Entre os programas agendados já para o início deste mês está o controverso The Mediterranean Burnout, que mostra que, se nada for feito urgentemente, o berço da civilização europeia pode tornar-se um mar morto. Também o Programa de Eduarda Maio Ponto de Partida dedica o debate aos recursos do mar, cada vez mais esgotados.

Acompanhe toda a programação no site, em rtp.pt/nossofuturo

 

Relacionados