Maria Branco tem 17 anos e é da Covilhã. Em criança sempre adorou fazer espetáculos para a família, adorava cantar e queria muito tocar um instrumento. O avô materno toca guitarra portuguesa há mais de 30 anos e já teve num grupo de fados. O avô sempre a incentivou. Aos 8 anos recebeu o primeiro violino e desde aí sempre esteve ligada a este mundo. Durante 8 anos teve aulas de formação musical no conservatório, classe de conjunto orquestra de cordas, orquestra de câmara, coro e violino. Mais recentemente começou a aprender piano. Concluiu o 5º grau do curso principal de Ensino Artístico Especializado em Música. Já inaugurou o Teatro Municipal da Covilhã, a cantar a música “Perdidamente” com o João Gil, tendo também cantado, nessa mesma noite, com o Carlão e com o Nuno Guerreiro.

O seu maior sonho é poder fazer da música a sua vida, compor as próprias canções e interpretá-las para o público. Além disso, gostava de explorar e ter muito sucesso no mundo da representação e do teatro musical, uma grande paixão. Faz musicais com um grupo da sua cidade e, depois de várias estreias de espetáculos esgotados, tem a certeza que é em cima do palco que é mais feliz.  Prestaria homenagem à bisavó, de 87 anos, que é a sua maior fã e que se emociona com as suas conquistas e tem o sonho de a ver a cantar na televisão.

Decidiu concorrer ao The Voice Portugal porque cantar é a sua maior paixão e quis pôr-se à prova. Acredita que o programa pode abrir-lhe portas para o mundo da música, e dar-lhe mais experiência.