Lika tem 31 anos e vem de Alfornelos.

Cantora, natural do Cazaquistão. Toca guitarra acústica e elétrica.

Há 20 anos que está no mundo da música. Já deu muitos concertos, em banda e sozinha, tanto em Portugal como no Cazaquistão. Lançou o primeiro álbum “Back to Zero” em dezembro de 2019.

Foi no Cazaquistão que, aos 11 anos, começou a sua verdadeira paixão pela música, quando o seu tio lhe ensinou o primeiro dos muitos acordes que aprendeu na guitarra. Estudou viola clássica durante 4 anos e, aos 14 anos, criou a sua primeira banda de rock só de originais. Ainda que tenha terminado a Universidade de Economia, a música era a sua verdadeira paixão e logo entrou para o Tchaikovsky Almaty Music College.

Depois de terminar os estudos, trabalhou como professora numa escola de jazz de Almaty. Criou a sua banda de originais e fizeram digressões nacionais e internacionais.

Ainda que tudo estivesse num caminho fantástico, em setembro de 2015 decidiu que seria o momento para sair da zona de conforto e explorar novas sonoridades, latitudes e paixões. Há 5 anos, numa casual viagem a Portugal, conheceu músicos portugueses que a desafiaram a ficar em Portugal e estudar música no Hot Club. Ainda que ao início o plano fosse para ficar apenas alguns meses, rapidamente a paixão pela música passou a ser a acompanhada pela paixão pelos jacarandás, por Lisboa e por Portugal. Aprendeu português muito depressa, com os amigos. Começou a ler livros e a ouvir músicas em português, adora Ornatos Violeta.

Tendo Portugal como base, a sua música é além-fronteiras. Os seus originais são em inglês, português, russo ou cazaque. Tem uma academia online “Lika World Academy”, onde dá aulas de composição de canções, guitarra, etc.

Orgulha-se de ter gravado um álbum nos melhores estúdios do mundo em Los Angeles.