Se anda há que tempos para se pôr a par dos mais variados assuntos, aconselhamos a aproveitar o período da quarentena para se encher de conhecimento através dos documentários disponíveis na RTP Play.
O serviço de streaming da RTP não precisa de subscrição – o que significa que não tem de pagar por este serviço ou registar-se – e está disponível para todos os que tenham uma ligação à internet, seja no computador, no telemóvel ou numa SmartTV (nestas pode transmitir os conteúdos através Chromecast ou Airplay).
Eis dez sugestões de documentários que deve ver:
2077 – 10 segundos para o Futuro (clique para ver)
Nas próximas décadas viveremos a desmaterialização da tecnologia. Os computadores vão deixar as secretárias para se instalar nos olhos, nas paredes e em tudo o que nos rodeia. Os chips estarão integrados em praticamente tudo à nossa volta, transmitindo informação vital. A qualidade e a esperança média de vida aumentarão espantosamente e o envelhecimento será retardado. Teremos capacidade de escolher genes para os nossos filhos e criar novas formas de vida.
Em 2007, um smartphone tinha mais potência do que os computadores da NASA que levaram o homem à Lua em 1969. Em 2077 será provável controlar os objetos à nossa volta através do pensamento. A revolução em curso é a maior e mais rápida de todas, com a interceção da genética, da nanotecnologia e da inteligência artificial. Mas a ascensão da máquina lança desafios sem precedentes, até a possibilidade de extinção da própria Humanidade.
O Meu Sangue (clique para ver)
O período. Acontece a todas as mulheres, mais cedo ou mais tarde. Mas há um tabu que acompanha o aparecimento da menstruação: agimos como se ele não existisse. Não falamos dele, sobre ele, não o explicamos, sobretudo aos homens. Nesta série documental, diferentes mulheres de diferentes idades e culturas contam a história da sua menarca: Isaura não sabia o porquê daquela mancha vermelha. Alice e Amélia acharam que a mãe tinha uma ferida no pipi. A filha da Patrícia disse que parecia uma aquarela. Filomena fez o Fico em Angola.
Será que é igual em todo o mundo?
Da autoria de Tota Alves e Victor Ferreira para a RTP Lab.
Esmagada contra o oceano pela encosta de um vulcão, a vila piscatória da Ribeira Quente, na ilha de S. Miguel nos Açores, vive os últimos dias de uma atividade piscatória tal como a conhecemos. A vida continua mesmo com o peixe a escassear: todos lutam por dias normais. Inspirado nas obras de Raul Brandão Os Pescadores e As Ilhas Desconhecidas, numa narrativa deambulante que cruza pessoas, personagens e fantasmas que coexistem num território singular e complexo.
Documentário de Rodrigo Areias.
Álvaro Siza Vieira – Arquiteto de Sonhos (clique para ver)
Álvaro Siza Vieira não é só o arquiteto português mais premiado de sempre. Dentro dos cigarros que fuma, das ideias que desenha e das palavras que partilha há mais do que arquitetura. Vale a pena saber mais sobre convicções, os sonhos, a família e a vida deste construtor de sonhos.
Uma entrevista de Fátima Campos Ferreira.
José Cid em Las Vegas (clique para ver)
Em Novembro de 2019, José Cid viajou até Las Vegas para receber o Grammy Latino de Excelência musical. Durante três dias, uma equipa acompanhou todos os momentos do músico e compositor, desde o contacto com Las Vegas, as surpresas dos seus amigos, a ansiedade antes de receber o prémio e a felicidade depois disso.
Com realização de Daniel Mota.
Júlio Isidro – 60 anos de televisão (clique para ver)
Chamam-lhe o ‘Senhor Televisão’. Sessenta anos dela foram desenhados por Júlio Isidro e são contados na primeira pessoa neste documentário dedicado à sua carreira. Com depoimentos de José Cid, João David Nunes, Lídia Franco, António Manuel Ribeiro, Sandra Isidro, Mariana do Carmo, Francisca do Carmo, Inês do Carmo, Tânia Ribas de Oliveira e Herman José, aproveite para recordar alguns dos momentos mais significativos da História da televisão pública.
Nuno Galopim assina este documentário, com realização de Daniel Mota.
América: Uma Década de Divisão – De Obama a Trump (clique para ver)
Um documentário sobre a política dos Estados Unidos cada vez mais amarga, dividida e tóxica, onde é possível perceber como a promessa de unidade de Barack Obama entrou em colapso, como as crescentes divisões raciais, culturais e políticas lançaram as bases para a ascensão de Donald Trump, e como a campanha do atual Presidente dos EUA explorou as divisões do país e como a sua presidência incitou a raiva nos dois lados da divisão.
Michael Kirk e a equipa de FRONTLINE assinam este revelador documentário com a participação de figuras chave da cultura e da política norte-americanas, incluindo igualmente imagens de arquivo.
O Fôlego da Chita (clique para ver)
Sabemos que, agora, os passeios estão limitados, mas não queremos que deixe de ver o Mundo! Aproveite e assista a este documentário em que iremos conhecer o destino de Mara, uma das últimas chitas fêmeas que vivem na África Oriental. A sua história é de uma mãe corajosa que usa toda a sua energia para criar os seus filhotes. Vivendo num estado permanente de emergência, sempre atenta, Mara não tem outra escolha senão viver numa corrida frenética. Infelizmente, esta espécie animal está perfeitamente adaptada para corridas mas pertence a uma espécie sem fôlego… No último século, o planeta contava com 100.000 indivíduos desta espécie. Atualmente restam apenas 7.000 chitas sendo já considerada uma espécie em extinção.
Com realização de Laurent Frapat, uma produção da One Planet.
InLand Ice – Atravessando a Gronelândia (clique para ver)
Da África Oriental para os calotes polares da (gelada) Gronelândia. A Gronelândia é a segunda maior ilha do nosso planeta, cobrindo mais de dois milhões de quilómetros quadrados e com uma população de apenas aproximadamente 57.000 pessoas. Um frágil 85% da ilha é calota de gelo e uma equipa de seis intrépidos exploradores tentou atravessá-la de oeste a leste, cobrindo um total de 600 quilómetros sem auxílio numa prístina imensidão branca, filmando os seus próprios diários em vídeo, registando os seus medos e triunfos.
Nós, Portugueses – Nascer para Não Morrer (clique para ver)
Encerramos as sugestões com uma série documental sobre, decerto, um dos seus países preferidos: Portugal. No cenário de crise demográfica que o país começa a enfrentar, é importante pensar como poderemos fazer face ao decréscimo e envelhecimento populacional. O aumento da natalidade e as migrações são duas das respostas possíveis. Em simultâneo, num contexto de desequilíbrios territoriais que se irá continuar a agravar nas próximas décadas é imperativo garantir aos portugueses qualidade de vida nos locais em que habitam.
Com apresentação de Carlos Daniel, realização de Pedro Clérigo e guião da autoria de Tânia Reis Alves, é uma produção da RTP em conjunto com a Fundação Francisco Manuel dos Santos.
Dez sugestões não mostram a imensidão de conteúdos – documentários, filmes, séries, programas de entrenimento, em direto e on-demand – da RTP Play. Se quiser pesquisar outros, passe na RTP Play.
Se, por outro lado, estava mais a fim de uma série, aproveite as 10 sugestões de séries da RTP Play que devia ver que temos também para si.