Juntar a família em casa sem previsão para o regresso à normalidade pode parecer uma missão impossível de cumprir sem roçar a loucura geral. Mas a RTP Play pode ajudar a resolver o estado de sítio.

O serviço de streaming da RTP não precisa de subscrição – o que significa que não tem de pagar por este serviço ou registar-se – e está disponível para todos os que tenham uma ligação à internet, seja no computador, no telemóvel ou numa SmartTV (nestas pode transmitir os conteúdos através Chromecast ou Airplay).

Mas por onde começar a sua viagem se em catálogo estão mais de 160.000 conteúdos, entre vídeos e podcasts?
A equipa Multimédia da RTP dá uma ajuda, com algumas sugestões:

 

Os Filhos do Rock (clique para ver)
Quando a série estreou, em 2013, a loucura do boom do Rock português dos anos 80 apoderou-se de toda a gente! Nos primeiros 13 episódios acompanhamos o rising da banda (fictícia) Os Barões, um grupo de amigos (ou será que não?) a viver numa altura em que sexo, drogas e rock & roll eram o mote para a inspiração, o talento e o sucesso. Nos últimos 13 episódios a vida será diferente: tudo tem um fim. Mas é o caminho que conta.

Com Albano Jerónimo, Ivo Canelas, Dalila Carmo, Anabela Moreira, Cristóvão Campos, João Tempera, Eduardo Frazão, Filipa Areosa, Margarida Carpinteiro, entre outros.

 

Sara (clique para ver)
Concebida pelo génio de Bruno Nogueira e realizada por Marco Martins, esta série pôs o meio audiovisual a pensar em si mesmo, uma vezes a rir, outras vezes a chorar… ou quase! Beatriz Batarda faz o incrível papel de Sara Moreno, uma atriz conceituada que deixa de conseguir chorar e que acaba a fazer novelas, no meio de uma tremenda crise existencial.

Para além de Batarda e do próprio Bruno Nogueira (o hilariante pseudo lifecoach), compõem o elenco Rita Blanco, Albano Jerónimo, Inês Aires Pereira, Nuno Lopes, José Raposo, Tonan Quito, António Durães e Miguel Guilherme.

 

1986 (clique para ver)

Da autoria de Nuno Markl, a série viaja no tempo e leva ao Portugal do anos 80, mais precisamente à segunda volta das eleições presidenciais disputadas entre Mário Soares e Freitas do Amaral, pouco antes da entrada do país na CEE. A política acaba por ser o pano de fundo das aventuras de Tiago, um rapaz tímido e filho de um comunista que está apaixonado por Marta, a rapariga mais popular do liceu, filha do dono do videoclube do bairro e fervoroso apoiante do CDS.

Com Miguel Moura, Laura Dutra, Miguel Partidário, Teresa Tavares, Adriano carvalho, Eva Fisahn, Tiago Garrinhas, Anabela Teixeira e Henrique Gil.

 

Frágil (clique para ver):

Uma atriz sem trabalho, uma pintora que não consegue pintar e uma estudante de marketing de Coimbra juntam-se num mini apartamento desarrumado de Lisboa. As três amigas têm de partilhar o espaço, a comida e todo o tipo de situações awkward e íntimas.

Esta série de Filipa Amaro para o RTP Lab contém 6 episódios de 20 minutos. Passa-se tudo ao longo de um verão: 97 dias, 15 horas e 43 minutos. É o tempo que as nossas protagonistas têm para aprender lições e mudar…

Com Catarina Secca Cruz, Matilde Jalles, Rita Rocha Silva, Mauro Hermínio, Filipa Amaro, Tiago Fernandes, Inês Faria, Miguel Leão, Nuno Markl e Pedro Ferreira.

 

Luz Vermelha (clique para ver)

Mais do que mulheres da vida, Luz Vermelha mostra-nos a vida de mulheres que escolheram ou foram forçadas a prostituir-se. A história começa por retratar a chegada a Portugal de uma jovem brasileira à procura de um futuro que rapidamente se revela sinuoso. No seu encalço, dois jornalistas enredam-se numa investigação de uma rede de tráfico humano. Um grupo de mulheres traídas escreve uma carta anónima à imprensa portuguesa que tem repercussões internacionais.
“Luz Vermelha” é uma série sobre a condição humana na qual refletimos sobre os papéis sociais, a solidão e o impacto da prostituição na contemporaneidade.

Com Margarida Vila-Nova, Afonso Pimentel, João Baptista, Mariana Badan, Joaquim Monchique, Alexandra Sargento, Sofia Nicholson, Graciano Dias, Maria João Pinho, Dinarte Branco

 

 

O Comissário Montalbano (clique para ver)

Série italiana, baseada no romance do escritor Andrea Camilleri, que conta a história do famoso detetive siciliano Salvo Montalbano que lida com crimes da máfia, assassinatos, raptos e os mais diversos atos criminosos.
Graças ao seu talento, profunda intuição e notável perspicácia, Montalbano consegue deslindar os crimes.

 

 

Conta-me Como Foi | TEMP 1 – 5  (clique para ver)

A nova série do Conta-me Como Foi passa na RTP1 todos os sábados à noite, mas decerto que notamos alguma nostalgia no nosso público em relação aos primeiros episódios que deram a conhecer a Família Lopes. Aproveite o tempo livre e reveja uma das séries mais adoradas da RTP, começando pela primeira temporada.

Com Rita Blanco, Miguel Guilherme, Catarina Avelar, Luís Ganito, Rita Brutt, Fernando Pires, Francisco Madeira, Manuel Alves, Margarida Carpinteiro, Mariema, Ana Guiomar, José Pinto, Manuel Wiborg, José Raposo, Maria João Abreu e Luís Alberto.

 

Sim, Chef | TEMP I (clique para ver)

Junta humor e culinária, desventuras na cozinha e um elenco que deixou toda a gente rendida. Miguel Guilherme é louco mas reputado, os assistentes de cozinha desvairados mas com mão para pratos inesquecíveis. Se quer passar o tempo com uma série leve e divertida, esta é a melhor recomendação!

Com Miguel Guilherme, Diogo Martins, Marco Horácio, Duarte Gomes, São José Correia, Luís Barros, entre outros.

 

BAD & Breakfast (clique para ver)

Lenita (Carolina Torres) e Susana (Ana Valentim) vivem à margem da sociedade – trabalham para Mr. Pauls (Isac Graça) a limpar casas, mas acabam por fazer mais que isso: quando contactam com os visitantes estrangeiros, seduzem-nos. Os turistas são depois inseminados com um chip (chamado Libelinha Roxa) que permitirá os membros da sociedade secreta Welcome To Lisbon underground club ter controle total sobre eles, através de uma APP chamada “Rent-a-Turist”.
O seu destino final é macabro…

Esta é mais uma série RTP Lab, numa proposta futurista e ditópica, que explora o imaginário de quem vive a realidade social dos dias de hoje, na metrópole de Lisboa. Uma perspectiva alternativa e surreal à realidade que vivemos, usada para falar sobre algo que, para a geração millenial, é muito real.

 

Ministério do Tempo  (clique para ver)

Se pudesse andar para trás e para a frente no tempo, que momentos da História de Portugal escolhia alterar?
Junte-se a esta aventura, fique a saber mais sobre o caminho que fizemos até chegarmos a 2020.

Com Mariana Monteiro, Sisley Dias, João Craveiro, Filomena Cautela, Carla Andrino, Andreia Diniz, António Capelo, entre outros.

 

Se o vídeo não é a sua praia ou prefere podcasts, também temos sugestões para si. Há um mundo de música, conversas, humor e entrevistas à sua espera!

Relacionados