18 de maio é o Dia Internacional do Museu. Deixamos, por isso, algumas sugestões de museus que pode e deve ver num passeio em família ou a sós.
LISBOA
1. Museu da Marioneta
Um verdadeiro espetáculo de marionetas em forma de museu, aberto desde 2001 no renovado Convento das Bernardas e que proporciona ao visitante uma verdadeira viagem ao mundo da “bonecada”. Enganem-se aqueles que pensam que é exclusivamente um museu para os mais novos, pois a qualidade do trabalho e o realismo das exposições traduzem uma imagem completamente inesperada. Ficará por exemplo maravilhado com a diversidade de Marionetas existentes em todo o mundo, o peso de algumas marionetas (15kg) e até mesmo apaixonado pelo D. Roberto, a típica marioneta portuguesa. O Museu tem, para além das exposições, uma sala de espetáculos onde é frequente atuarem diversos Marionetistas Portugueses.
Onde: Convento das Bernardas, Rua da Esperança, 146 (santos)
http://www.museudamarioneta.pt/
2. Museu Nacional do Azulejo
O Museu Nacional do Azulejo está instalado no antigo Mosteiro da Madre de Deus, ocupando vários espaços das antigas alas conventuais do edifício. É também um daqueles espaços em que a riqueza do espólio rivaliza com a beleza do espaço, conforme o comprovam o claustro manuelino e a igreja e coro da Capela de Santo António, uma autêntica jóia do Barroco português, irrepreensivelmente conservada. A exposição permanente enaltece o papel singular do azulejo na expressão artística portuguesa, seguindo a sua evolução cronológica desde a Idade Média até aos nossos dias.
Onde: Rua da Madre de Deus, 4 – Entre Santa Apolónia e Xabregas
http://www.museudoazulejo.pt/
SEIA
3. Museu do Pão
O Museu do Pão, aberto ao público desde setembro de 2002, em Seia, consiste num museu de iniciativa privada situado num complexo museológico com mais de 3.500 m2 de área coberta.
PORTO
4. Museu Nacional da Imprensa, Jornais e Artes Gráficas
O espólio do Museu integra milhares de peças, algumas delas verdadeiras relíquias da indústria gráfica. No sector da fundição, existem máquinas alemãs, inglesas, americanas, e francesas, e moldes manuais para fundir tipos. Na área da composição, dispõe de tipos em madeira, cavaletes com tipos em chumbo, galés, gravuras, vinhetas e diversas linotypes, intertypes e monotypes. A par do valioso espólio exposto, existe um conjunto de réplicas dos primórdios da imprensa tipográfica coreana, anterior a Guttenberg.
ONDE: Estrada Nacional 108, n.º 206 – 4300-316 Porto
http://www.museudaimprensa.pt/
5. Museu de Arte Contemporânea da Fundação de Serralves
O Museu de Serralves é o mais importante museu de arte contemporânea em Portugal, situado nos espaços únicos da Fundação de Serralves (Monumento Nacional desde 2012), que incluem um Parque e uma moradia.
ONDE: Rua D. João de Castro, 210 – 4150-417 Porto
http://www.serralves.pt/
COIMBRA
O Museu da Ciência da Universidade de Coimbra é um museu interactivo de ciência que procura dar a conhecer a ciência a públicos de todas as idades, a partir das colecções de instrumentos científicos da Universidade de Coimbra e de um conjunto de experiências e actividades que envolvem o visitante.
ONDE: Laboratorio Chimico, Largo Marquês de Pombal, 3000-272 Coimbra
http://www.museudaciencia.org/
AVEIRO
O Museu da Cidade de Aveiro compreende vários pólos de diferentes temáticas, mas que se complementam entre si. É um museu municipal que reuniu assim os esforços de estratégia dos diferentes espaços museológicos que a autarquia local detém numa tentativa de otimizar recursos e apostar numa forte promoção conjunta a nível nacional e internacional.
ONDE: Rua João Mendonça n.9/11 3800 – 200 Aveiro http://museucidadeaveiro.blogspot.pt/
BRAGA
O Museu D. Diogo de Sousa foi criado em 1918, como museu de arqueologia e arte geral, como o objetivo de obstar à dispersão do património local até então na posse de particulares e outras instituições.
ONDE: Rua dos Bombeiros Voluntários, 4700-025 BRAGA
http://mdds.culturanorte.pt/
ÉVORA
9. Museu da Luz
O Museu da Luz é um espaço de cultura, arte e identidade. De interpretação e de criação, partindo da transfiguração do lugar e da paisagem, dos valores patrimoniais – materiais e imateriais – e da experiência social de mudança decorrente do projeto da barragem de Alqueva, em particular na aldeia da Luz – que foi reconcebida em novo lugar.
ONDE: Largo da igreja de Nossa Sra. da Luz – 7240-100 Luz Mourão
http://www.museudaluz.org.pt/
AÇORES
10. Museu da Horta
O acervo do Museu da Horta é formado por um conjunto heterogéneo de coleções, abrangendo um vasto campo disciplinar que, na sua globalidade, diz respeito ao percurso histórico da ilha do Faial. Resultante de doações e de aquisições feitas ao longo dos anos, a sua diversidade proporciona um encontro com peças de grande valor e de rara qualidade.
ONDE: Palácio do Colégio – Largo Duque Ávila Bolama 9900-141 Faial
Conheça mais museus portugueses
FONTE: http://www.patrimoniocultural.pt