Logo #EstudoEmCasa

AJUDA

Para uma experiência mais completa, disponibilizamos um guia com as questões mais frequentes dos nossos utilizadores

Perguntas Frequentes

O #EstudoEmCasa demonstrou ser fundamental no acompanhamento das atividades dos alunos, na altura em situação de confinamento, tendo mesmo colhido a atenção da comunidade lusófona para além-fronteiras.

Neste ano letivo, o #EstudoEmCasa reestruturou-se enquanto recurso de apoio ao processo de ensino-aprendizagem, por forma a disponibilizar aos alunos e aos professores blocos pedagógicos, em conformidade com as Aprendizagens Essenciais.

Destina-se a todos os alunos e professores do Ensino Básico, que, independentemente de se encontrarem em situação presencial ou a distância, desejem recorrer a esta ferramenta no seu processo de ensino-aprendizagem. Também está previsto o alargamento desta medida ao Ensino Secundário, a qual será organizada em blocos temáticos, que podem ser abordados sequencial ou isoladamente. Estes blocos estarão acessíveis apenas na RTP Play.

O #EstudoEmCasa  é uma plataforma de acesso totalmente livre da RTP, não sendo necessário efetuar qualquer tipo de subscrição paga para usufruir do serviço. 

Plataformas #EstudoEmCasa

O #EstudoEmCasa está disponível em várias plataformas. Pode aceder aos conteúdos em direto e a pedido através do seu Smartphone, Tablet, ou através do nosso site em rtp.pt/estudoemcasa.

Ao instalar a aplicação #EstudoEmCasa poderá: adicionar aos favoritos, continuar a ouvir/ver a partir do ponto onde ficou, receber notificações, consultar os horários das aulas, enviar as emissões através de Chromecast ou AirPlay. 

A aplicação #EstudoEmCasa encontra-se disponível para transferir nas principais lojas. Caso não encontre a aplicação, certifique-se de que o modelo e a versão do seu sistema operativo são compatíveis com a última versão disponibilizada. Em caso de dúvida pode contactar-nos através do formulário disponível nesta página, em baixo. 

A aplicação #EstudoEmCasa está presente nas principais lojas. No entanto, caso a versão do seu sistema operativo tenha ficado ultrapassada, a aplicação poderá ter deixado de ser suportada. Em caso de dúvida pode contactar-nos através do formulário disponível nesta página, em baixo. 

A aplicação #EstudoEmCasa não se encontra ainda disponível nessas plataformas.  Em caso de dúvida pode contactar-nos através do formulário disponível nesta página, em baixo. 

Está a aceder do estrangeiro?

Sim, o #EstudoEmCasa está acessível fora do território nacional. 

Conteúdos no #EstudoEmCasa

Podem surgir questões de ordem técnica que inviabilizem a disponibilização do conteúdo. 

Se identificou um conteúdo incompleto, contacte-nos através do formulário disponível nesta página, em baixo. 

Podem surgir questões de ordem técnica que não disponibilizem o conteúdo de forma correta.  
Se identificou um conteúdo identificado de forma incorreta contacte-nos através do formulário disponível nesta página, em baixo.

Não é possível transferir conteúdos diretamente para o disco do seu computador. Apenas pode transferir programas para o armazenamento interno das aplicações e não para dispositivos de armazenamento externos, como um cartão SD, dispositivo USB ou disco.  

Tendo em conta as nossas obrigações para com os detentores de direitos, um programa transferido através da aplicação #EstudoEmCasa só pode ser reproduzido através desta. No entanto, nem todos os conteúdos podem ser transferidos para a aplicação por questões de direitos autorais.  

A sua ligação à internet pode não ser rápida o suficiente para alta definição (HD), ou podem existir outros dispositivos a partilhar a mesma ligação à Internet ocupando a sua largura de banda. 

O #EstudoEmCasa usa a tecnologia chamada Adaptative Bit Rate (ABR) que pode reduzir ou aumentar a qualidade do vídeo, dependendo da largura de banda disponível. Se a sua ligação à internet estiver lenta ou a ser usada por vários dispositivos, ela reproduzirá o vídeo numa qualidade inferior para ir de encontro à largura de banda disponível.  

Resolução de erros

Caso a aplicação encerre sem motivo aparente, contacte-nos através do formulário disponível nesta página, em baixo, indicando qual o modelo do seu dispositivo, versão do sistema operativo, versão da aplicação #EstudoEmCasa e quais os passos que devemos seguir para replicar a situação de erro que encontrou. 

Para questões relacionadas com a aplicação #EstudoEmCasa pode contactar-nos através do formulário disponível nesta página, em baixo, indicando qual o modelo do seu dispositivo, versão do sistema operativo e versão da aplicação RTP Play.