A Joana Lopes tem 12 anos e vive em Lisboa com a mãe, pai e avó materna, a avó Julieta. A avó tem Alzheimer e vive com eles há 3 anos.
A mãe da Joana, a Ana Rita, é planeadora de manutenção, mas neste momento está em casa a ajudar a avó Julieta. O pai, Pedro, é engenheiro aeronáutico e muitas vezes está a trabalhar no estrangeiro.
Em dezembro de 2013, foi viver para Abu Dhabi e veio para Portugal em dezembro de 2016, para ajudar a tomar conta da avó.
Foram viver para Abu Dhabi porque a mãe tem fibromialgia e o médico disse que o calor ajudava. Ajudou: durante o tempo em que lá viveram a mãe da Joana melhorou bastante.
A Joana tinha 5 anos quando mudou de país e lembra-se de que, na altura, ficou muito contente por ter esta nova experiência.
Na primeira escola que frequentou em Abu Dhabi fez amizade com uma menina grega, Lídia, que estava muito nervosa. A Joana ajudou-a e, desde esse momento, ficaram as melhores amigas. Também conheceu dois meninos portugueses, o Bernardo e o Xavier.
Na escola em Abu Dhabi falava inglês e também tinha aulas de árabe. Aos fins de semana, ia sempre com os pais e amigos para um clube de golfe.
Em 2016, receberam uma chamada a dizer que a avó precisava de ajuda e vieram para Portugal.
A avó, neste momento, reconhece a Joana com mais frequência, mas às vezes não reconhece a mãe e o pai da Joana. A avó gosta muito de ouvir a Joana cantar.
A Joana começou a cantar muito pequena, porque a mãe estava sempre a cantar.
Frequenta o 6.º ano no colégio e faz patinagem e costura. Também gosta de correr, de futebol, de jogar badminton (com o pai) e dançar. Tem aulas de Hip Hop.
Quando crescer quer ser cantora ou professora de inglês.
Já participou na gravação de anúncios de TV e participou no filme Snu – era a Recebeca, filha da Snu.
Participou num festival de música, o Kids Music Fest, no casino do Estoril. Ficou nos 3 melhores lugares.
Tem dois periquitos e tem alergia a gatos.