Duarte Valença tem 12 anos e é de Paço de Arcos.
O Duarte – Duda – começou a cantar com dois anos. Já cantou em público diversas vezes, em apresentações do Hot Club, Clube da Praça da Alegria, no Teatro São Luiz, no Casino do Estoril, em galas e concursos de talentos, até fora de Portugal – Estónia, Dinamarca, através de intercâmbio de músicos de jazz. Já cantou em anúncios publicitários, em filmes e séries.
O pai também está no mundo da música, mas não é profissional. Toca ukelele, harmónica e cajon com o pai!
Toca piano (há 6 anos), bateria (há 1 ano), ukelele (há 3 anos), guitarra (há 1 ano), cajon (há 3 anos) e harmónica. Tem um combo de jazz no Hot Club.
Pratica jiu-jitsu e ping pong. Anda nos escoteiros, gosta de andar de skate, bicicleta e trotinete.
Vive com os pais e a irmã, de 16 anos. Tem uma cadela que se chama Kimura.
Gostava de rever a professora de canto, Vânia Fernandes (ex OT e Festival da Canção/ Eurovisão), que foi viver para a Madeira. “Foi ela que o levou para o Hot Club, que lhe mostrou os primeiros temas de Chico Buarque, Tom Jobim. Criaram uma amizade muito forte”.
“Não me vejo a fazer mais nada senão cantar”. Esta “é uma maneira de mostrar a minha voz, a minha maneira de cantar e o meu trabalho feito até aqui”. “O importante não é ganhar, mas sim ter a oportunidade de participar no maior programa de música nacional.”