Dois bailados do famoso coreógrafo americano Alonzo King, pela companhia de dança contemporânea Alonzo King Lines Ballet
Alonzo King tem uma visão única do movimento e um sentido subtil da música e do ritmo. Ele quer partilhar o seu conhecimento com o mundo, um modo de viver em comunidade através da dança. A técnica virtuosa, sensualidade, fluidez e espiritualidade das suas criações proporcionam um puro prazer estético.
‘Meyer’ e ‘Writing Ground’ são dois bailados de uma criatividade extraordinária e pura emoção, no estilo inimitável de Alonzo King, um verdadeiro escultor do espaço e da sensualidade dos corpos, cuja criação transpõe o clássico para o auge da modernidade. ‘Meyer‘ resulta da colaboração com compositor americano e contrabaixista Edward Meyer, vencendor de um Grammy. Com melodias transcendentes e toques de narração raramente vistos na coreografia de Alonzo King, a peça convida à meditação, à escuta e à contemplação. Baseada no texto do escritor irlandês Colum McCann, ‘Writing Ground‘ transporta-nos para um universo poético quase místico. A música, composta de canções sacras, explora a riqueza da música tradicional judaica, cristã, muçulmana e tibetana.
Depois de uma carreira de bailarino na companhia Alvin Ailey e no American Ballet Theatre, Alonzo King mudou-se para São Francisco onde fundou a companhia Lines Ballet, em 1982, que se tornou numa das mais prestigiadas do mundo. Admirador de Balanchine, desenvolve uma dança criativa, sensual e vibrante com bailarinos de uma técnica clássica irrepreensível, criando pontes entre a tradição e a modernidade. Criou bailados para os reportórios de companhias de todo o mundo e trabalhou em ópera, televisão, cinema e na coreografia de peças para a primeira bailarina Natalia Makarova e para o famoso ator Patrick Swayze.
Alonzo King fez da sua vida um tremendo esforço em torno da dança clássica, uma disciplina que considera como uma maravilhosa ciência do movimento e que se empenha em trabalhar todos os dias para alcançar a perfeição do gesto. A Alonzo King Lines Ballet é uma companhia de dança contemporânea orientada por uma visão artística global única. Ao colaborar constantemente com conceituados compositores, músicos e artistas plásticos, as criações de Alonzo King baseiam-se em diversas tradições culturais, impregnando a técnica de dança clássica com um novo potencial de expressividade. Os colaboradores da companhia incluem o lendário saxofonista de jazz Pharoah Sanders, o virtuoso intérprete de tabla Zakir Hussain, o ator Danny Glover e os monges de Shaolin, da China.