O bailarino e coreógrafo francês Kader Attou, diretor do Centro Nacional Coreográfico de La Rochelle, mergulha no passado em busca das raízes e da memória corporal.
The Roots analisa o passado do Hip Hop criando um espetáculo tão poderoso quanto sensível. Após vinte anos na companhia Accrorap, onde teve contacto com diferentes culturas, Kader Attou desejava regressar às suas primeiras sensações, às suas raízes. The Roots é acima de tudo uma aventura humana, uma jornada interpretada por onze talentosos bailarinos de Hip Hop, que formam um grupo em total simbiose.
A música tem um papel importante, evocativo e poderoso. Brahms, Beethoven e música eletrónica abrem as portas a essa humanidade que dança. Na poética dos corpos em movimento, Attou busca uma dança carregada de emoção e sentimento, numa visão muito humanista da dança.
Desde os primeiros dias como um coletivo de bailarinos até o surgimento de coreógrafos singulares, conhecer novas pessoas e partilhar experiências sempre esteve no coração dos projetos de Kader Attou. Para além das criações, havia também viagens à Palestina, ao Brasil, a Argélia e Cuba … Essa abertura inspirou muito o seu trabalho, atraindo-o para movimentos e encontros artísticos variados.