Em janeiro

Séries Estrangeiras Europeias

O PARAÍSO (The Paradise) – Estreia dia 4 de janeiro

Uma série de época inspirada no romance Au Bonheur des Dames de Émile Zola

Denise é uma jovem que, após a morte do pai, vai para Londres, onde arranja um emprego na loja conhecida como The Paradise, de propriedade de John Moray, um visionário que consegue influenciar a jovem, abrindo-lhe a mente para as transformações que o mundo está a sofrer. Mas o seu comportamento gera preocupação por parte dos seus subordinados, entre eles, Dudley, o seu braço direito, e a Sra. Audrey, responsável pelo departamento feminino.

Intérpretes: Joanna Vanderham (Denise), David Hayman (Jonas), Elaine Cassidy (Katherine Glendenning), Emun Elliott (Moray), Matthew (II) McNulty (Dudley) Peter Wight (Edmund Lovett), Ruby Bentall (Pauline), Sarah Lancashire (Miss Audrey), Stephen Wight (Sam)
Autoria/Arg: Bill Gallagher
Produção: BBC, Reino Unido, 2010

BORGEN – Estreia dia 5 de janeiro

Borgen é um drama que conta a história dos Jogos Políticos na Dinamarca. Quando um novo Primeiro-ministro ascende ao poder, os jogos de interesse, as alianças e as relações mudam.

Birgitte Nyborg (Sidse Babett Knudsen) é uma candidata ao governo pelo partido popular. Assim que é eleita, descobre que o cargo lhe traz muitas responsabilidades, muitas das quais ela não previa. Ao longo do seu mandato ela tenta restabelecer o seu governo ao mesmo tempo que tenta manter unida a sua família, da qual faz parte o seu marido e os seus dois filhos.
No trabalho, ela enfrenta as diferenças de opiniões dos representantes dos diversos partidos que fazem parte do governo, bem como do escrutínio da comunicação social, representada pela jornalista Katrine Fonsmark (Birgitte Hjort Sorensen). Esta é uma jovem ambiciosa que está sempre em busca de matérias políticas dos bastidores do governo e que possa revelar ao público.
O seu contacto é Kasper Juul (Johan Philip Asbaek), assistente de Relações Públicas da Primeira-ministra e que já foi seu namorado. Apesar da sua orientação profissional, Katrine também esconde um segredo, o qual consegue manter longe do conhecimento do público graças a ajuda de Juul. Este, por sua vez, ainda sofre as consequências de uma infância difícil, que o levou a tornar-se um homem que aproveita todas as oportunidades que surgem para realizar o seu trabalho, mesmo que elas possam tornar-se moralmente questionáveis. Ao longo dos episódios, a postura da própria Birgitte vai-se transformando. Inicialmente determinada a moralizar o governo, ela vai sofrer as influências e as pressões do meio e do cargo que ocupa, o que faz com que ela tome atitudes moralmente duvidosas, levando aqueles que a rodeiam a questionar a sua postura. O trabalho também afeta o ambiente familiar da Primeira-ministra, por vezes de forma positiva, outras vezes negativas.

Intérpretes: Sidse Babett Knudsen, Birgitte Hjort Sorensen, Pilou Asbaek, Mikael Birkkjaer, Soren Malling
Autoria/Arg: Adam Price, Jeppe Gjervig Gram e Tobias Lindholm
Realização: Soren Kragh-Jacobsen e Rumle Hammerich
Produção: DK, Dinamarca, 2010

Documentários National Geographic

COSMOS: A Odisseia no Espaço – Estreia dia 6 de janeiro

A série de televisão que transformou a divulgação da ciência em 1980, com a mão inconfundível de Carl Sagan, tem agora uma segunda versão mais atualizada pelo famoso astrofísico norte-americano Neil deGrasse Tyson que é o responsável por este novo projeto.

Com Carl Sagan ficámos a saber que o cosmos é tudo o que existe, existiu ou existirá. Nos 13 episódios desta nova série, mais do que revelar as últimas fronteiras do Universo que as descobertas científicas das últimas décadas puseram a nu, Neil deGrasse Tyson pretende mostrar-nos qual é a importância de conhecermos o cosmos.

Cosmos: A Odisseia no Espaço inventa novos modos de contar histórias científicas para revelar a grandeza do universo e reinventa elementos célebres da série original, incluindo o Calendário Cósmico (Cosmic Calendar) e o Navio Especial da Imaginação (Ship of the Imagination).
Unindo ceticismo e admiração, e dando a conhecer a ciência rigorosa com elementos visuais, emocionais e espirituais, constitui uma experiência transcendente – uma visão do cosmos na escala mais grandiosa que sabemos.

Produção: National Geographic
E.U.A, 2014

Produção Nacional

LITERATURA AGORA – Estreia dia 6 de janeiro

Literatura Agora é isso mesmo, um programa de Literatura com apresentação de Pedro Lamares. A palavra escrita está portanto em primeiríssimo lugar. Cada episódio tem dois momentos de elogio à obra literária, com excertos de poesia e de prosa escolhidos e ditos por Pedro Lamares e Filipa Leal. A eles se juntam reportagens com a ambiciosa pretensão de abarcar o vasto universo da literatura: quem a escreve, quem a diz, quem a serve, quem a traduz e quem a guarda. A literatura na música, no cinema, no quotidiano e como inspiração para os mais variados criadores. Ao longo de cada emissão, tempo ainda para abordar alguns dos grandes temas da literatura, bem como a história e as estórias de livrarias, bibliotecas e outros tantos espaços com livros dentro.

Produção: Até ao Fim do Mundo
Portugal, 2014

PALCOS AGORA – Estreia dia 7 de janeiro

Palcos Agora é programa de cultura, é a viagem pelos palcos de todas as artes que lhes dão vida: teatro, dança, música e performance. Em cada emissão, Filomena Cautela sugere um roteiro de histórias, com reportagens dedicadas, quer às companhias artísticas, quer aos espaços que lhes servem de palco e casa de criação. Em cada episódio, é reservado um lugar especial à História, ao património habitado pelas artes e às figuras que outrora se destacaram no domínio artístico. Outros temas, como os métodos e processos de criação de personagem e espetáculo, o ensino artístico, os rostos e os ofícios de bastidores, serão igualmente trazidos à cena do Palcos Agora.

Produção: Até ao Fim do Mundo
Portugal, 2014

O POVO QUE AINDA CANTA – Estreia dia 8 de janeiro

“Depois de quatro anos imparáveis em torno da música portuguesa nas suas mais variadas expressões, com mais de um milhar de projetos registados em mais de 1800 vídeos, depois de mais de uma dezena de documentários realizados e de ter vencido um prémio Megafone, de ver um disco editado pela NOS Discos e de manter um programa semanal na Antena 1, o realizador Tiago Pereira traz ao grande público a série documental «O Povo Que Ainda Canta», desta vez em formato televisivo, na RTP2. Esta série de 26 episódios é uma produção da Música Portuguesa A Gostar Dela Própria (MPAGDP).

O Povo Que Ainda Canta surge na sequência de um trabalho extenso de realização de documentários que mostram várias facetas da música portuguesa através dos seus protagonistas. De Norte a sul do país, Tiago Pereira e a equipa da MPAGDP partilham a criatividade dum povo que não quer ser esquecido. Esta série documental, que é um trabalho de autor, está ligada a um canal de vídeos online que desde há 4 anos divulga práticas expressivas que se mantêm vivas, que não pertencem só ao passado e que têm sido registadas nos contextos onde acontecem, sem encenações.

Mogadouro, Dão-Lafões, Ribatejo, Gouveia, Baixo Minho, Baixo Alentejo, Douro, Porto ou Miranda, sem esquecer os arquipélagos da Madeira e Açores, entre outras regiões, são alguns dos territórios por onde tem passado a MPAGDP e que são agora palco dos episódios de O Povo Que Ainda Canta, por entre milhares de quilómetros percorridos com o equipamento na bagagem.

Com O Povo que Ainda Canta começamos a conhecer as vidas de quem se dedica a instrumentos específicos, como as gaitas-de-fole ou os adufes, seja a tocar ou a construí-los, e de quem mantém viva a tradição das danças de matriz rural.

Os 26 episódios desta série documental são contados por quem vive todos os dias nos contextos retratados, são os próprios protagonistas que dão a voz a cada episódio e é a música que é devolvida às pessoas. Ainda assim, nalguns episódios, há uma contextualização dum investigador que estabelece ligações entre as práticas expressivas e o enquadramento histórico.

Realização: Tiago Pereira
Produção: A Música Portuguesa a Gostar de Ela Própria
Portugal, 2014

CONTENTOR 13 – Estreia dia 8 de janeiro

Contentor 13 é uma série de 13 episódios que revela a vida e obra de 13 escritores.

No início do programa o autor fala sobre o seu percurso enquanto escritor, sobre as suas obras, processo criativo, personagens e projetos literários. Num segundo momento aborda-se a sua vida pessoal: hábitos, gostos, hobbies, sugestões, opiniões.
Para além disso, são ainda entrevistados 2 amigos ou familiares do autor, os quais partilharão alguns episódios relacionados com a vida pessoal e profissional do convidado.

Valter Hugo Mãe; João Tordo; Lídia Jorge; José Luís Peixoto; Afonso Cruz; Gonçalo M. Tavares; Luísa Fortes da Cunha; Manuel Jorge Marmelo; Luís Miguel Rocha; Patrícia Reis; Mário de Carvalho; Richard Zimler; Ondjaki.

Produção: P.M.Rocha – Produções Culturais
Portugal, 2014

GRANDE VALSA – Estreia dia 12 de janeiro

Apresentado por André Cunha Leal esta série de programas destina-se a promover os jovens instrumentistas da música erudita, num ambiente informal e em espaços “improváveis”. Ao mesmo tempo que apreciaremos a qualidade dos jovens intérpretes não deixaremos também de ver consagrados intérpretes e autores e de conhecer o que se edita em Portugal e no estrangeiro. Entre a música haverá pequenos espaços de conversa destinados a contextualizar os temas e a conhecer as carreiras e vivências de intérpretes e autores.

Produção: RTP
Portugal. 2014

Grandes Espetáculos

CONCERTOS NA AVENIDA – Casa da Música – Stopestra – Dia 2 de janeiro

Movimento de Músicos do Stop interpretação

A “maior banda de rock do mundo” é do Porto, formada por músicos do Porto e chama-se StopEstra! Parceria entre o Serviço Educativo da Casa da Música e o Movimento de Músicos do STOP, reúne cerca de 100 músicos, entre amadores e profissionais. Em palco, a diferença das estéticas individuais converge numa única linguagem original nascida destas múltiplas influências.
StopEstra!

A Stopestra! é uma formação aberta; todos são bem-vindos.

É maioritariamente composta por músicos que ensaiam no Centro Comercial Stop, no Porto. Mas não exclusivamente. O único requisito para se ser membro da Stopestra! é a vontade de tocar. Não existem conceitos estilísticos para além do respeito pela diversidade artística dos músicos. Não existem requisitos técnicos a não ser estar artisticamente comprometido nos ensaios e nas atuações. Stopestra! é um projeto em constante evolução que vai descobrindo mais sobre si próprio em cada performance. É uma força artística e social. Foca-se nas possibilidades de desenvolver um trabalho numa grande formação que é mais do que apenas números.

Neste concerto estão 57 músicos; mas é a singularidade de cada um desses 57 músicos que faz o concerto ser aquilo que é. Ao contrário do que acontece numa orquestra clássica, cada músico tem o seu próprio som e a sua própria voz e as diferenças são tão importantes como as semelhanças.

Direção musical: Tim Steiner
Produção: RTP
Portugal, 2014

CONCERTOS NA AVENIDA – Casa da Música – Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música

A Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música regressa à Avenida dos Aliados para um concerto festivo e feito de grandes sucessos do cinema e do repertório sinfónico. As mil e uma noites figuram como pano de fundo num programa pleno de exotismo e com muitas histórias para contar.

Programa:
Mily Balakirev Islamey
Camille Saint-Saëns “Bacanal” de Sansão e Dalila
Maurice Jarre Suite de Lawrence da Arábia
Aram Khatchaturian Três Peças do bailado Gayane
Alan Menken Suite orquestral do filme Aladino da Disney
Alexander Borodin “Danças polovtsianas” de Príncipe Igor

Direção musical: José Eduardo Gomes
Produção: RTP
Portugal, 2014

Documentários nacionais de vida selvagem


NATUREZA E VIDA SELVAGEM (1ª Temporada) – Estreia dia 11 de janeiro, às 19:45

Uma série de 4 episódios, de produção nacional, que vai mostrar muitos dos habitantes selvagens do nosso país.

Com a ajuda de especialistas, consultores, e investigadores, a equipa do “Vida Animal” da RTP começa por ir à procura da “vida secreta das borboletas”. A seguir vai conhecer de perto os animais selvagens que vivem lado a lado connosco em algumas das grandes cidades do país.
A série vai mostrar igualmente o importante trabalho que está a ser feito no Nordeste Transmontano para a recuperação dos mais de três mil pombais tradicionais e a sua relação na preservação dos ecossistemas selvagens. Finalmente vamos ainda desvendar alguns mistérios sobre os “Nossos Dinossauros”. Em Portugal e em especial na região Oeste, há novas descobertas paleontológicas que serão reveladas e explicadas no último episódio da série.

Realização: Luís Henrique Pereira
Produção: MFP “Conteúdos para Televisão
Ano: 2014
Novos Horários – Fim de semana a seguir ao Jornal 2

ESTE SÁBADO – A partir de dia 10 de janeiro

Todas as semanas Rosário Lira entrevista uma personalidade que marca a informação nacional.
Produção: RTP

A ENTREVISTA DE MARIA FLOR PEDROSO – A partir de dia 10 de janeiro

Semanalmente uma entrevista com Maria Flor Pedroso.
Produção: RTP

Relacionados