Estreia: Sábado, 10 de Novembro às 22:15, na RTP2

Thierry Teston acompanhou Brigitte Lefèvre no último ano do seu trabalho à frente do Ballet da Ópera de Paris. Da Cidade Luz a Tóquio, o realizador oferece um olhar exclusivo e íntimo sobre a vida da bailarina e coreógrafa que entrou para a companhia aos 8 anos e revolucionou a dança contemporânea

 

Como bailarina e coreógrafa, a francesa Brigitte Lefèvre teve uma carreira extraordinária, mas como diretora contribuiu para transformar a Ópera de Paris na mais prestigiada companhia de dança do mundo, revolucionando a dança contemporânea a nível mundial. O realizador Thierry Teston acompanhou-a ao longo de um ano e, dos bastidores do Palais Garnier, em Paris, aos palcos de Tóquio, mostra os detalhes íntimos e os dilemas do seu trabalho.

Brigitte tornou-se Diretora de Dança na Ópera Nacional de Paris em 1994 e convidou criadores contemporâneos como Trisha Brown, Wayne McGregor, Angelin Prejlocaj ou Benjamin Millepied. Foi este que recebeu o testemunho quando Brigitte se reformou, em Novembro de 2014, deixando um legado de mais de duas décadas. Em Agosto de 2016, Millepied foi substituído pela bailarina Aurélie Dupont, ex-bailarina principal da Companhia, que deixara os palcos em Maio de 2015.

 

Ficha Técnica

Título Original

Ma mère adorait la danse

Realização

Thierry Teston

Autoria

Mathilde Meyer e Thierry Teston

Música

Art Mengo

Edição

Baptiste Druot

Produção

La Belle Télé

Ano

2014

Duração

52'

Relacionados