Uma série documental de dois episódios, escrita e realizada por Diana Andringa, sobre a fuga clandestina de 60 estudantes das ex-colónias portuguesas para escapar à repressão da PIDE.
Em junho de 1961, cerca de 60 estudantes das então colónias portuguesas, entre os quais os ex-presidentes de Cabo Verde e Moçambique – Pedro Pires e Joaquim Chissano – e os ex-primeiros-ministros de Angola e Moçambique – Fernando Van Dunen e Pascoal Mocumbi – fugiram clandestinamente de Portugal para escapar à repressão pela PIDE, evitar a mobilização militar ou juntar-se aos movimentos de libertação.
A fuga coletiva foi levada a cabo com o apoio do Conselho Mundial das Igrejas e a participação ativa de uma organização ecuménica radicada na França chamada CLIMADE. Foram jovens protestantes norte-americanos que, segundo diretivas desta organização, conduziram os fugitivos de Lisboa, Coimbra e Porto para França, atravessando a Espanha franquista, onde chegaram a ser presos.
“Operação Angola: Fugir para Lutar” pretende refazer essa viagem com dois desses protestantes norte-americanos: Charles Roy Harper (Chuck), Bill Nottingham e o angolano Miguel Hurst, ator e filho de um dos casais participantes na fuga. Ao longo desta viagem, são introduzidas descrições feitas por vários fugitivos em entrevistas realizadas no ano de 2011, em Cabo Verde.
Título Original: Operação Angola: Fugir para Lutar
Realização: Diana Andringa
Produção: António Ferreira e Tathiani Sacilotto (Persona Non Grata Pictures / Diálogos Atómicos / Promarte)
Autoria: Diana Andringa
Ano: 2015
Duração: 60 minutos