Estreia: Sábado, 3 de Novembro às 22:45, na RTP2

Bailado dos coreógrafos belgas Sidi Larbi Cherkaoui e Damien Jalet inspirado na passagem bíblica da Torre da Babel

 

Babel 7.16 de Sidi Larbi Cherkaoui (Antuérpia, 1976) e Damien Jalet (Uccle, 1976) reúne bailarinos de 15 nações num espetáculo que explora a linguagem e a sua relação com a nacionalidade, a identidade e a religião. O bailado é inspirado na história apocalíptica da Bíblia onde Deus, para punir o seu povo, divide o mundo em diferentes línguas e nações.

As imponentes estruturas tridimensionais do cenário de Antony Gormley sugerem uma interseção sem nome numa cidade próxima da fronteira de uma terra de ninguém. A coreografia elabora a dinâmica da conexão e afastamento, sustentada pela instalação de atraentes cubos de aço.

Com um grupo de 22 talentosos bailarinos, os dois coreógrafos belgas colocam o conceito de massas, história e território, no famoso Palácio dos Papas, em Avignon, e criam um bailado intenso que exalta e acolhe a vida em toda a sua complexidade.

 

Ficha Técnica

Título Original

Babel 7.16

Coreografia

Sidi Larbi Cherkaoui e Damien Jalet

Bailarinos

Aimilios Arapoglou, Magali Casters, Navala ""Niku""Chaudhari, Sandra Delgadillo, Francis Ducharme, Jon Filip Fahlstrom, Leif Federico Firnhaber, Darryl E. Woods, Damien Fournier, Ben Fury, Aliashka Hilsum, Ulrika Kinn Svensson, Kazutomi ""Tsuki"" Kozuki e Paea Leach

Música

Patrizia Bovi, Mahabub Khan, Sattar Khan, Gabriele Miracle e Shogo Yoshii

Realização

Roberto Maria Grassi

Produção

Heliox Films e Festival de Avignon

Ano

2016

Duração

111'

Relacionados