Uma comédia original sobre um patrício romano exilado na Trácia. Série espanhola de enorme sucesso com o impagável Julián López.
Ano 31 a.C.. Manio Sempronio, um patrício rico, mata acidentalmente um senador e é condenado à morte. Incapaz de acabar com a própria vida, pede que a sentença seja comutada para qualquer outra coisa, seja o que for. Assim, é enviado como legionário para a Trácia, a terra onde o pai, O Magnífico, forjou a sua lenda como militar.
Ao fardo de recuperar a honra da família, acresce que está acompanhado pelo seu escravo, Agorastocles: um amigo, um irmão… outro fardo. Agorastocles tem ambições próprias que, como todo escravo, só podem viver por meio do seu amo.
Na Trácia, a calma reina há décadas. O acampamento é governado pelo General da Legião, um velho aos cuidados da filha Valéria, mulher acostumada aos modos de Roma que leva o pai para onde quer.
A chegada de Manio, desesperado para ser um herói, vai virar de cabeça para baixo, em tempo recorde, tanto a estabilidade militar da região como o dia-a-dia de todos os que ali se encontram.