Mockumentary de Tota Alves na nova temporada do RTP Lab. Mas quem é afinal Dolores… a cantora que todos falam?!
Num mundo em que a realidade parece ficção, Dolores é uma ficção que podia ser real. Esta é a história de uma cantora controversa – narrada pelos amigos, colegas e familiares. Uma carreira feita de escândalos, muito mediatismo e pouco equilíbrio.
Odiada por muitos, amada por alguns, as palavras de Dolores (Xana Novais) custam a entrar. O conteúdo é desconfortável para os tímpanos sensíveis. Fruto da internet, diva das redes sociais chegou para falar de minetes, prazer, consentimento e monogamia.
Mas como é que uma miúda virou estrela em ascensão infinita e, de repente, derrapou pelo céu abaixo até se enterrar num profundo buraco? Tudo começou com um vídeo que se tornou viral. “Minetes da Mouraria” correu todos os perfis das redes sociais, os adolescentes cantavam, adultos hipsters abanaram a cabeça, os chatos reclamaram da vergonha.
Entrevistas de rádio, capas de jornal e artigos de opinião lançaram Dolores num périplo de concertos de Norte a Sul do país. Rapidamente se torna um ícone mediático, aparentemente vazia de conteúdo, na opinião de conservadores, mas com uma profundidade revolucionária, defendiam os intelectuais de esquerda.
Saida qual o destino de Dolores, na nova série RTP Lab.
Tota Alves, autora e realizadora de 30 anos natural de Coimbra, estreou em Março de 2020 a sua primeira série documental: O Meu Sangue, disponível na RTP Play.
«Num mundo em que a fama é um grande indicador de sucesso, Dolores questiona as fronteiras que separam (ou não) o genuíno do artificial – será vontade ou obrigação? Arte ou produto? Caminhamos num limbo em que o formato de mockumentary permite ao espectador não só ter dúvidas, como viver a desconfiança na primeira pessoa. A sensação de incerteza está sempre presente.» Tota Alves