A produtora portuguesa beActive Entertainment acaba de licenciar a série ‘Amnésia’ à empresa norte-americana Keshet Digital Studios para uma adaptação ao mercado dos EUA e Canadá

 

Amnésia conta a história de Joana Almeida, uma blogger de sucesso que se prepara para lançar o seu primeiro livro. Na manhã da publicação do romance acorda com uma surpresa desagradável. Carlos, o namorado, encontra-se morto ao seu lado. O desafio de Joana está em provar a sua inocência, enquanto lida com uma amnésia traumática, que apagou os acontecimentos do último ano. O caso torna-se mais claro para o espetador à medida que são lançados, diariamente, novos conteúdos nas plataformas online que complementam a série.

A série foi produzida para a RTP no âmbito do RTP LAB e exibida em 2017 na RTP Play.

O uso das plataformas digitais associadas à narrativa valeram a ‘Amnésia’ a seleção para o painel “FreshTV Around the World” no MIPCOM de 2017 e uma nomeação como melhor formato multiplataforma nos “C21 Format Awards” que decorreram em Cannes durante o MIPTV de 2018. A versão original de Amnésia, escrita e realizada por Nuno Bernardo, contou com os atores Ana Vilela da Costa, Alda Gomes, Nuno Janeiro e Marco Costa nos papéis principais.

 

 

Esta é já a terceira série da beActive a ser licenciada para os EUA, depois de “O Diário de Sofia” (RTP) ter sido vendido à Sony Pictures Television em 2006 e “Beat Girl” (SIC Radical) à Electus em 2013. A beActive Entertainment, liderada por Nuno Bernardo, é uma produtora de Cinema e TV portuguesa que possui um extenso currículo internacional onde se incluem quinze séries para televisão e quatro longas-metragens para cinema. Ao longo dos seus quinze anos de existência, a beActive foi nomeada para 3 prémios EMMY e é vencedora de dois prémios Kidscreen, entre mais de duas dezenas de distinções internacionais. Com uma atividade focada no mercado externo, a beActive tem, ao longo os últimos quinze anos, exportando conteúdos e formatos criados em Portugal para mais de trinta países, realizando coproduções com e para as principais majors da indústria do Entretenimento como a SONY, a HBO, a Shine, a FOX e a Universal Pictures.

A Keshet Digital Studios (KDS) é a divisão da Keshet International focada na produção e distribuição de conteúdos digitais para as novas gerações. A empresa cria, produz e adapta conteúdos pensado para adolescentes e jovens que procuram histórias fora das plataformas digitais. A Keshet International é uma multinacional com operações em diferentes partes do globo e responsável pela criação, produção e adaptação de formatos internacionais. Na lista de adaptações de sucesso desta empresa encontra-se a série Israelita “Prisoners of War” que veio dar lugar à série de sucesso “Homeland: Segurança Nacional” com Claire Danes, Mandy Patinkin, F. Murray Abraham e Jake Weber, exibida em Portugal na RTP1.

Ainda não são conhecidos os atores que irão interpretar a versão norte-americana de ‘Amnésia’, cuja estreia está prevista para 2019.