Documentário sobre a primeira expedição japonesa ao mundo ocidental, que vai percorrer dois terços do globo em sete anos e terminar em Roma
Não muito longe de Sevilha, a pequena cidade de Coria del Rio tem 700 habitantes com o nome de família “Japão”. Ao investigar as origens desse sobrenome, o historiador Jesús San Bernardino desvendou um capítulo incrível do século XVII. Em 1613, em plena crise diplomática com a China, enquanto a evangelização do Japão está em pleno andamento, o poderoso senhor feudal Date Masamune envia os primeiros emissários japoneses à Europa para negociar com o Papa e o Rei Filipe II de Espanha a abertura de uma nova rota marítima concorrente à da Índia.
Foi uma aventura épica pelo Japão, México, para chegar a Sevilha e ao Vaticano, liderada pelo samurai Hasekura Tsunenaga e pelo monge franciscano Luis Sotelo. Durante sete anos, a bordo de um galeão monumental, estes homens vão percorrer dois terços do globo e realizar a primeira viagem de exploração da história do Japão. Um capítulo esquecido da História Universal, que revela as reviravoltas desta extraordinária expedição japonesa ao mundo ocidental.
O destino e o legado desses homens apanhados nas primeiras eras da globalização, enfrentando ambições secretas e tensões religiosas e políticas. Através de investigações de ADN, arquivos inéditos e objetos pessoais, o documentário de Stéphane Bégoin ajuda a desvendar o mistério desses míticos samurais.