Estreia: Terça, 16 de Abril às 23:30, na RTP2

Documentário sobre a primeira expedição japonesa ao mundo ocidental, que vai percorrer dois terços do globo em sete anos e terminar em Roma

 

Não muito longe de Sevilha, a pequena cidade de Coria del Rio tem 700 habitantes com o nome de família “Japão”. Ao investigar as origens desse sobrenome, o historiador Jesús San Bernardino desvendou um capítulo incrível do século XVII. Em 1613, em plena crise diplomática com a China, enquanto a evangelização do Japão está em pleno andamento, o poderoso senhor feudal Date Masamune envia os primeiros emissários japoneses à Europa para negociar com o Papa e o Rei Filipe II de Espanha a abertura de uma nova rota marítima concorrente à da Índia.

Foi uma aventura épica pelo Japão, México, para chegar a Sevilha e ao Vaticano, liderada pelo samurai Hasekura Tsunenaga e pelo monge franciscano Luis Sotelo. Durante sete anos, a bordo de um galeão monumental, estes homens vão percorrer dois terços do globo e realizar a primeira viagem de exploração da história do Japão. Um capítulo esquecido da História Universal, que revela as reviravoltas desta extraordinária expedição japonesa ao mundo ocidental.

O destino e o legado desses homens apanhados nas primeiras eras da globalização, enfrentando ambições secretas e tensões religiosas e políticas. Através de investigações de ADN, arquivos inéditos e objetos pessoais, o documentário de Stéphane Bégoin ajuda a desvendar o mistério desses míticos samurais.

 

O monge franciscano Luis Sotelo discute com o samurai Hasekura Tsunenaga e outros membros da expedição a Roma, no fresco A Glória do Papa Paulo V – Sala Regia, Palácio do Quirinal, Roma, 1615.

Ficha Técnica

Título Original

Un samouraï au Vatican

Autoria e Realização

Stéphane Bégoin

Intérpretes

Huarong Weng e Ricardo Zeger Ramos

Fotografia

Emilie Aujé e Jerónimo Rodríguez

Edição

Gilles Perru

Música

Renaud Barbier

Produção

ARTE France, Gédéon Programmes, NHK, AT-Doc

Ano

2018

Duração

90'

Relacionados