O dia a dia das mulheres no século 20 sob o ponto de vista de professoras e alunas de uma escola exclusiva para meninas
La Otra Mirada conta a história de mulheres corajosas de uma Academia de raparigas em Sevilha, nos anos de 1920. Uma escola alicerçada nas tradições de uma capital de província no pós I Guerra Mundial. Uma sociedade sombria e conservadora onde as professoras vão estar na vanguarda da luta pelos direitos das mulheres.
Sevilha, 1920: Teresa (Patricia López Arnaiz), mulher de 40 anos de idade, chega a Sevilha fugindo do misterioso assassinato do embaixador espanhol em Lisboa e atrás de um nome: Roberta Luna, uma aluna da academia de jovens raparigas da cidade. Tentando recolher informações sobre a jovem, Teresa decide fazer passar-se por professora e candidata-se a um lugar na Academia. Ao surpreender a nova diretora, Manuela (Macarena García), com as suas ideias progressistas e nova mentalidade, Teresa consegue o cargo e passa a integrar o grupo das professoras.
No entanto, nem tudo será tão fácil para Teresa, pois encontrará a oposição da professora mais experiente, Luisa (Ana Wagener), pouco dada a mudanças, e a desmotivação de algumas alunas que nunca receberam uma educação que as ajudasse a pensar por si próprias e que lhes aumentasse a sua autoestima.