Festival da Eurovisão

DSCF2162-compressor

Já estamos em contagem decrescente para 29 de Janeiro, o dia em que o sorteio das semifinais (Allocation Draw) irá determinar quais os países que irão participar em cada uma das semifinais do Festival Eurovisão da Canção 2018. Todos os olhos estarão postos no Salão Nobre dos Paços do Conselho, que será também o palco para a passagem de testemunho de Kiev à cidade de Lisboa. O evento começa às 12h00 e terá como anfitriãs Filomena Cautela e Sílvia Alberto, duas das apresentadoras do Festival Eurovisão da Canção 2018. Em Portugal, a cerimónia será transmitida em direto pela RTP1, e será também disponibilizada em live streaming na RTP Play, e no site da Eurovisão, em Eurovision.tv.

Como irá funcionar o sorteio das semifinais
Em primeiro lugar, será determinado em que semifinal irão votar cada um dos seis países pré-qualificados para a final (França, Alemanha, Itália, Espanha, Reino Unido e o país anfitrião deste ano, Portugal).

Seguidamente terá início o sorteio que determina não só a semifinal em que cada país irá atuar. Devido ao número ímpar de países a sorteio, a primeira semifinal terá 19 participantes enquanto a segunda contará com 18. As duas semifinais acontecerão em Lisboa, a 8 e 10 de maio, respetivamente.

Em cada semifinal, dez países serão apurados para a final de 12 de maio, juntando-se assim aos chamados “Big Five” e a Portugal. No total, 26 países estarão representados na final.

Os Potes
Para tornar o sorteio mais entusiasmante, tal como aconteceu nos anos anteriores, os países foram distribuídos por 5 grupos, com base nos seus padrões de voto nos últimos 12 anos. Os potes foram calculados pelo parceiro de televoto da Eurovisão, Digame, e são os seguintes:

Pote 1: Albânia, Suíça, Montenegro, Eslovénia, Croácia, Sérvia, Macedónia
Pote 2: Dinamarca, Finlândia, Noruega, Islândia, Irlanda, Suécia
Pote 3: Arménia, Azerbaijão, Bielorrússia, Geórgia, Rússia, Ucrânia
Pote 4: Hungria, Chipre, Grécia, Roménia, Moldávia, Bulgária
Pote 5: Israel, Austrália, República Checa, Malta, Áustria, São Marinho
Pote 6: Bélgica, Países Baixos, Estónia, Letónia, Lituânia, Polónia

Passagem de testemunho de Kiev a Lisboa (Host City Insignia Exchange)

Neste dia, acontecerá também a passagem oficial do testemunho de Kiev à cidade de Lisboa, um evento central no percurso para o Festival Eurovisão da Canção 2018. O presidente da Câmara Municipal de Kiev, Vitaliy Klitschko, irá oficialmente entregar a insígnia a Fernando Medina, presidente da Câmara Municipal de Lisboa. Este momento acontecerá antes do sorteio das semifinais.

Tópicos: Lisboa