Festival da Eurovisão

Como é já habitual no Festival Eurovisão da Canção, cada um dos artistas participantes no concurso protagoniza um postal, um pequeno vídeo habitualmente transmitido antes da sua atuação, à medida que o palco é preparado para a canção seguinte. Este ano, em que o Festival Eurovisão da Canção se realiza pela primeira vez em Portugal, os postais dos países a concurso serão gravados em Portugal, e irão mostrar algumas das melhores paisagens nacionais, sob o conceito “Welcome to Portugal!”.

Cesár Sampson, o artista escolhido este ano pela Áustria para representar o país no concurso musical, foi o primeiro a gravar o seu postal em Portugal e passou os últimos dias em filmagens na aldeia histórica de Monsanto, no município de Idanha-a-Nova.

Monsanto é uma aldeia histórica de um encanto singular, que manteve a sua autenticidade ao longo do tempo. Para a sua peculiaridade contribuem dois títulos que lhe foram atribuídos no séc. XX – Aldeia Mais Portuguesa de Portugal, em 1938, e o de Aldeia Histórica em 1995. Ícone turístico da região, Monsanto distingue-se pelas suas características casas em granito e pelo imponente castelo medieval.

Para a gravação deste postal da Áustria, um dos cenários escolhidos foi o castelo, um local que nos leva numa autêntica viagem no tempo. Depois de transpor as suas muralhas, uma paisagem surpreendente aguarda por Cesár Sampson e a aldeia enche-se de adrenalina para uma viagem de BTT pela colina abaixo, entre a natureza e os edifícios históricos da aldeia.

Após as gravações, o cantou comentou esta experiência em Portugal: “É uma enorme emoção estar de novo em Portugal, quando faltam apenas 3 meses para o Festival Eurovisão da Canção 2018! Sinto que as coisas ganham forma para o grande momento. Tenho memórias muito boas de Portugal das minhas primeiras digressões mas agora, durante esta corrida de BTT na incrível aldeia de Monsanto, consegui criar muitas mais! Deslumbrante!”

Em Lisboa, Cesár Sampson irá defender as cores austríacas com um tema que ainda não foi revelado, e a sua canção será apresentada na primeira semifinal, a 8 de Maio. Esta não é a primeira experiência do cantor no Festival Eurovisão da Canção: ele foi backing vocal de Kristian Kostov em 2017 e de Poli Genova em 2016, ambos representantes da Bulgária.

Tópicos: Artigos