Festival da Eurovisão

Eslovenia-Espanha-UK

O arquipélago dos Açores foi o cenário escolhido para a gravação dos postais de Lea Sirk, representante da Eslovénia no Festival Eurovisão da Canção, Amaia e Alfred, a dupla que irá representar Espanha e SuRie, a concorrente escolhida pelo Reino Unido.

 

Lea Sirk gravou o seu vídeo de apresentação na ilha do Faial e teve oportunidade de descobrir aquela que é a terceira ilha mais habitada do arquipélago. No final, a cantora partilhou que a vinda a Portugal era um desejo adiado: “Já há uns anos que queria vir a Portugal mas nunca tinha conseguido até agora. Por isso, fiquei muito contente por ter sido a escolhida para representar a Eslovénia precisamente no ano em que Portugal acolhe o Festival Eurovisão da Canção! A natureza aqui é mágica e deslumbrante. Filmar num vulcão foi realmente especial. As pessoas foram muito simpáticas e a equipa foi muito profissional e divertida. Diverti-me muito nos Açores e estou ansiosa pela próxima visita a Portugal que será em maio, desta vez em Lisboa.”

No festival Eurovisão da Canção, a artista eslovena irá interpretar a canção “Hvala,ne”, após ter vencido o concurso EMA. Lea Sirk irá atuar na segunda semifinal, a 10 de maio.

A dupla espanhola Amaia e Alfred gravou o seu postal em São Miguel e os dois artistas experimentaram o tradicional Cozido das Furnas, acompanhando todo o processo de confeção desta iguaria. Os representantes de Espanha no concurso musical percorreram ainda alguns dos locais mais emblemáticos da ilha, e foram acompanhados por uma equipa da RTVE. “É como se entrássemos num mundo totalmente novo. Descobrimos muitas coisas sobre a cultura dos Açores e estamos encantados com a natureza. Pode estar nublado numa zona e dois quilómetros à frente temos sol. Isso é espantoso!”, comentou Alfred depois das gravações. Amaia acrescentou: ”Gostei muito dos Açores, é como estar noutro planeta. Ainda não viajei muito e não estou habituada a ver sítios como este. É fantástico!”

Amaia e Alfred participaram no programa Operación Triunfo e a estação RTVE anunciou que o representante espanhol no Festival Eurovisão da Canção 2018 seria selecionado através deste concurso. A balada “Tu Canción” reuniu a preferência do público e foi a grande vencedora. Uma vez que Espanha integra os Big Five, a dupla está apurada automaticamente para a Grande Final e irá atuar a 12 de maio.

SuRie, que irá representar o Reino Unido no concurso musical, também gravou o seu postal na ilha de São Miguel e visitou a Fábrica de Chá Gorreana, assim como a respetiva plantação. A Gorreana é a mais antiga e atualmente a única plantação de chá da Europa e está em atividade desde 1883. Esta foi uma experiência especial para a artista: “Diverti-me imenso a gravar este postal. Sendo britânica, para mim foi perfeito ver em primeira mão o processo de fabrico do chá, porque nós realmente adoramos chá! A plantação é mágica e a vista das filas e filas de plantas do chá é simplesmente arrebatadora! Toda a gente foi muito hospitaleira e bebi a melhor chávena de chá dos últimos tempos! Simplesmente delicioso!”

A sua canção “Storm” foi a mais votada pelo júri e pelo público, vencendo o ‘Eurovision: You Decide’, o concurso do Reino Unido. SuRie irá atuar na Grande Final, a 12 de maio, uma vez que o Reino Unido faz parte dos Big Five.

GALERIA DE FOTOS

Tópicos: Artistas, Lisboa