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AJUDA

Para uma experiência mais completa, disponibilizamos um guia com as questões mais frequentes dos nossos utilizadores

Perguntas frequentes

A RTP Play é a primeira plataforma digital portuguesa de distribuição de conteúdos de rádio e televisão, de acesso livre. Lançada em 2011, possui 20 emissões em direto e um vasto catálogo de conteúdos como filmes, series, documentários, noticias, reportagens, entrevistas, espetáculos, conteúdos infanto-juvenis e muito mais.

A RTP Play é serviço pioneiro para visualização e escuta de emissões online, bem como de programas a pedido totalmente disponível para si, em múltiplas plataformas.

Na RTP Play pode aceder aos canais de televisão e rádio do grupo RTP em direto, ou conhecer o nosso catálogo de conteúdos a pedido: programas, humor, filmes, séries nacionais e internacionais, documentários, notícias, reportagens, entrevistas, espetáculos, conteúdos para toda a família e muito mais.

A RTP Play é uma plataforma de acesso totalmente livre da RTP, não sendo necessário efetuar qualquer tipo de subscrição paga para usufruir do serviço.

Plataformas RTP Play

A RTP Play está disponível em várias plataformas. Pode aceder aos conteúdos em direto e a pedido através do seu Smartphone, Tablet, na BOX MEO, NOS, VODAFONE, SmartTVs, AndroidTV, AppleTV, Carplay ou através do nosso site em rtp.pt/play.

Ao instalar a aplicação RTP Play poderá: adicionar aos favoritos, transferir para ouvir mais tarde (apenas áudio), continuar a ouvir/ver a partir do ponto onde ficou, receber notificações, consultar a grelha de programação, enviar as emissões através de Chromecast ou AirPlay.

A aplicação RTP Play encontra-se disponível para transferir nas principais lojas. Caso não encontre a aplicação, certifique-se de que o modelo e a versão do seu sistema operativo são compatíveis com a última versão disponibilizada. Em caso de dúvida pode contactar-nos através do formulário disponível nesta página, em baixo.

A aplicação RTP Play está presente nas principais lojas. No entanto, caso a versão do seu sistema operativo tenha ficado ultrapassada, a aplicação poderá ter deixado de ser suportada. Em caso de dúvida pode contactar-nos através do formulário disponível nesta página, em baixo.

A aplicação RTP Play está disponível nas plataformas Android TV, Apple TVOS e Samsung Tizen. Muito em breve estará também disponível noutras plataformas. Em caso de dúvida pode contactar-nos através do formulário disponível nesta página, em baixo.

A APP RTP Play já se encontra disponível em algumas box dos operadores MEO, NOS E VODAFONE.

Na operadora MEO, a aplicação está disponível para todos os clientes TV MEO ADSL e MEO FIBRA (com MEOBox). Pode aceder através da área APPS, categoria entretenimento.

Na operadora NOS, está disponível nas BOX UMA, V1 e V2

Na operadora VODAFONE, através da Vbox PRO 4k e vbox 4K.

A aplicação RTP Play encontra-se disponível em algumas box das operadoras MEO, NOS e VODAFONE .
Consulte a lista para confirmar se a sua box corresponde às referidas

Na operadora MEO, a aplicação está disponível para todos os clientes TV MEO ADSL e MEO FIBRA (com MEOBox). Pode aceder através da área APPS, categoria entretenimento.

Na operadora NOS, está disponível nas BOX UMA, V1 e V2

Na operadora VODAFONE, através da Vbox PRO 4k e vbo

Caso não encontre a aplicação, a RTP Play está disponível em outras plataformas. Pode aceder aos conteúdos em direto e a pedido através do seu Smartphone, Tablet, SmartTVs, AndroidTV, AppleTV, Carplay ou através do nosso site em rtp.pt/play. Em caso de dúvida pode contactar-nos através do formulário disponível nesta página, em baixo.

Está a aceder do estrangeiro?

Sim, a RTP Play está acessível fora do território nacional. No entanto, alguns conteúdos como programas, filmes, séries e emissões em direto não dispõem de direitos de transmissão para fora do território português e por esse motivo não se encontram disponíveis.

Apesar da RTP Play estar acessível fora do território nacional, alguns conteúdos como programas, filmes, séries e emissões em direto não dispõem de direitos de transmissão para fora do território português e por esse motivo não se encontram disponíveis para visualização fora de Portugal.

Alguns conteúdos emitidos pela RTP Internacional não têm direitos de transmissão nas plataformas digitais, não estado por isso disponíveis para visualização na RTP PLAY. O inverso também poderá acontecer, ou seja, alguns conteúdos disponíveis na RTP Play para fora do território nacional, podem não ser emitidos pela RTP Internacional.

Conteúdos RTP Play

Por razões de direitos de transmissão, alguns conteúdos não podem ser transmitidos através das plataformas digitais. Esta situação poderá acontecer não só se estiver a aceder ao serviço fora do território nacional, como também (apesar de menos frequente) se aceder em Portugal.

Alguns programas possuem uma curta janela temporal de difusão, estando disponíveis por um período limitado de tempo. Os direitos de transmissão de alguns conteúdos não permitem a sua disponibilização por um período de tempo prolongado. Este é o caso de algumas séries internacionais cujos episódios não se encontram disponíveis até ao final da temporada.

Regra geral, quando os conteúdos são reexibidos na emissão de TV, renovam a sua disponibilidade na RTP Play desde que existam direitos de transmissão para plataformas digitais.

Por razões de direitos de transmissão, alguns conteúdos não podem ser transmitidos através das plataformas digitais, ou a sua disponibilidade na plataforma tem uma janela temporal de visualização reduzida.

Podem surgir questões de ordem técnica que inviabilizem a disponibilização do conteúdo, ou o mesmo foi automaticamente retirado por questões de direitos de transmissão.

Se identificou um conteúdo incompleto e não se trata de uma questão de direitos de transmissão, contacte-nos através do formulário disponível nesta página, em baixo.

Podem surgir questões de ordem técnica que não disponibilizem o conteúdo de forma correta.
Se identificou um conteúdo identificado de forma incorreta contacte-nos através do formulário disponível nesta página, em baixo.

Não é possível transferir conteúdos diretamente para o disco do seu computador. Apenas pode transferir programas para o armazenamento interno das aplicações e não para dispositivos de armazenamento externos, como um cartão SD, dispositivo USB ou disco.

Tendo em conta as nossas obrigações para com os detentores de direitos, um programa transferido através da aplicação RTP Play só pode ser reproduzido através desta. No entanto, nem todos os conteúdos podem ser transferidos para a aplicação por questões de direitos autorais.

Grande parte dos conteúdos mais recentes já são disponibilizados em HD, no entanto, os mais antigos podem estar disponíveis na plataforma com uma resolução inferior.

A sua ligação à internet pode não ser rápida o suficiente para alta definição (HD), ou podem existir outros dispositivos a partilhar a mesma ligação à Internet ocupando a sua largura de banda.

O RTP Play usa a tecnologia chamada Adaptative Bit Rate (ABR) que pode reduzir ou aumentar a qualidade do vídeo, dependendo da largura de banda disponível. Se a sua ligação à internet estiver lenta ou a ser usada por vários dispositivos, ela reproduzirá o vídeo numa qualidade inferior para ir de encontro à largura de banda disponível.

Uma vez que a janela de disponibilidade de alguns conteúdos poderá expirar de acordo com os direitos contratualizados, os programas podem ser automaticamente removidos por questões de direitos de transmissão, deixando de estar disponíveis na aplicação.

Controlo Parental

O controlo parental é uma ferramenta que visa restringir o acesso aos conteúdos suscetíveis de prejudicar o desenvolvimento físico, mental ou moral das crianças e jovens, através da introdução de um código numérico.

Não substitui o acompanhamento e a responsabilidade parentais sobre o visionamento de conteúdos classificados como inapropriados para as idades selecionadas.

A entidade parental – ou quem gere os acessos aos conteúdos da RTP Play – deve decidir se pretende utilizar esta funcionalidade, inserindo um código numérico, sem o qual não é possível aceder ao conteúdo pretendido. No processo de ativação desta funcionalidade, deve indicar a faixa etária até à qual será permitido o visionamento. Se nada fizer, o sistema mantém-se inativo.

A disponibilização deste sistema pela RTP decorre do cumprimento de uma obrigação legal e não garante a restrição de acesso se não for devidamente utilizado. A instalação do sistema e o código numérico devem ser regularmente revista e alterado, respetivamente, para procurar garantir o cumprimento do seu propósito. A utilização deste sistema é gratuita e não obriga à instalação de outras novas aplicações. Caso entenda oportuno, pondere enquadrar as crianças e jovens que ficam inibidas de aceder aos conteúdos.

De acordo com o sistema de classificação, as faixas etárias são as seguintes:

  • TP – Todo o Público
    Esta classificação é atribuída aos programas destinados a todos os públicos.
    Programação Universal. Para todos.
  • M10 – Maiores de 10 anos
    Esta classificação é atribuída aos programas destinados a indivíduos com mais de 10 anos. Recomenda-se aconselhamento parental para idades inferiores.
    Em princípio todos podem assistir. Algumas cenas podem não ser adequadas a menores mais sensíveis , pelo que os pais são aconselhados a avaliar o seu conteúdo.
  • M12 – Maiores de 12 anos
    Esta classificação é atribuída aos programas destinados a indivíduos com mais de 12 anos. Recomenda-se aconselhamento parental para idades inferiores.
    Podem assistir todos os pré-adolescentes e adolescentes. O tratamento dos temas deve ser adequado às diferentes fases da adolescência. Alguns dos temas tratados podem exigir um particular grau de maturidade, naturalmente distinto em cada espectador, pelo que os pais e educadores são aconselhados a avaliar o seu conteúdo.
  • 16 – Maiores de 16 anos
    Esta classificação é atribuída aos programas destinados a indivíduos com mais de 16 anos.
    Programas destinados a pessoas expectavelmente informadas sobre o conteúdo, o qual seria susceptível de influir de modo negativo na formação da personalidade das crianças e adolescentes, nomeadamente pela exibição de conteúdos violentos.

Se esqueceu o código de desbloqueio do Controlo Parental, pode anular essa configuração respondendo à pergunta de recuperação que selecionou durante o processo de ativação.

Se esqueceu a pergunta de recuperação do Controlo Parental e pretende anular essa configuração, pode excluir a cache e os cookies do seu navegador para que sejam anuladas as opções inseridas, na próxima utilização do serviço. Neste procedimento não é necessário excluir o histórico de navegação.

Para mais informações sobre o procedimento de exclusão da cache e dos cookies no seu navegador, consulte o seguinte:

Resolução de erros

Caso a aplicação encerre sem motivo aparente, contacte-nos através do formulário disponível nesta página, em baixo, indicando qual o modelo do seu dispositivo, versão do sistema operativo, versão da aplicação RTP Play e quais os passos que devemos seguir para replicar a situação de erro que encontrou.

Para questões relacionadas com a aplicação RTP Play pode contactar-nos através do formulário disponível nesta página, em baixo, indicando qual o modelo do seu dispositivo, versão do sistema operativo e versão da aplicação RTP Play.