Nascido e criado em Moçambique, Huca fez a sua primeira apresentação pública aos 14 anos num festival escolar de jovens talentos. Licenciou-se em Teatro – Formação de Atores na Escola Superior de Teatro e Cinema em Lisboa, em 2006.
Desde 2005 que colabora com os mais variados encenadores em projetos internacionais, de Portugal à Rússia passando por Espanha, Holanda, Estónia, Alemanha ou Brasil.
Colabora regularmente com a companhia “mala voadora” e foi parte da direção e equipa criativa do espetáculo “Aurora Negra”, que subiu ao palco do Teatro Nacional D. Maria II e foi vencedor da 2ª edição da Bolsa Amélia Rey Colaço.
Além de performer, Huca explora o papel de criativo e oferece apoio dramatúrgico, vocal e de movimento, enfatizando a interseção entre texto, movimento e música.
Apesar de ter várias canções originais, o artista nunca sentiu a “pressa do momento certo”. Pretende usar a sua voz para expressar o que muitas vezes fica calado. Embora não componha muitas canções de amor, acredita que as composições sociais, políticas e revolucionárias são, em si, um grande ato de amor.