Os programas de day-time da RTP1 têm recebido as vozes da 1.ª Semifinal do Festival da Canção 2017, que acontece já este domingo.
Márcia, Lisa Garden (que vai cantar o tema composto por Pedro Saraiva), Rui Drumond e o compositor Héber Marques, estiveram no Agora Nós, numa pequena entrevista sobre como vêem a sua participação no evento mais antigo da RTP.
Márcia confessou que não se limitou a fazer uma música que lhe soasse festivaleira, mas que antes tentou manter-se fiel a si própria e ao trabalho que o público lhe reconhece.
Para mim o Festival da Canção devia ser uma celebração das canções que são de facto feitas em Portugal.
Héber contou a José Pedro Vasconcelos que compôs um tema especialmente para o Festival mas que estava à espera de escrever algo mais uptempo (como aliás nos disse também em entrevista), “só que na inspiração ninguém manda e nós temos que aceitar, então o que saiu foi uma coisa mais calma e mais introspetiva”.
Rui Drumond fez questão de dizer que acha que o paradigma da canção “festivaleira” mudou:
…o que faz com que estes compositores fantásticos que estão aqui possam também participar da melhor maneira que podem fazer com temas que amanhã se podem ouvir em qualquer lado! (…) Houve anos em que as pessoas faziam temas especialmente para o Festival mas depois os temas perdiam-se no tempo e pouca gente ouvia.
Lisa Garden explicou que gosta de temas alegres e que por isso mesmo ela e o compositor Pedro Saraiva empenharam-se em fazer um tema que transmitisse energia positiva.
O instrumental é alegre mas a letra não é assim muito porque eu estou a mandar alguém ir dar uma volta (…) É uma forma alegre de espantar os males.
Fernando Daniel e Deolinda Kinzimba foram vencedores das últimas duas edições do The Voice Portugal e estiveram n’ A Praça a comentar também a sua participação nesta nova edição do Festival da Canção.