Se José Saramago fosse vivo completaria esta quarta-feira 100 anos. E é precisamente nesse dia que a RTP homenageia o nome maior da nossa Literatura com uma programação especial, que abrange os vários canais de televisão e as três principais antenas de rádio.
Logo pela manhã, a partir das 09h40, na Antena 1, Pedro Miguel Ribeiro recebe-nos em direto de Azinhaga do Ribatejo, onde José Saramago nasceu. Da sua terra-natal chegam-nos histórias e memórias contadas na primeira pessoa de quem privou com o escritor. Às 15h30 teremos ainda oportunidade de acompanhar o momento em que será plantada a centésima das “100 Oliveiras Para Saramago”, uma iniciativa da Fundação José Saramago, com cada árvore a ser batizada com o nome de uma personagem da sua obra.
A partir das 16h00, Nuno Galopim estará em estúdio com o especial Saramago 100. Pela emissão irão passar Miguel Real e Filomena Oliveira, autores da biografia “As Sete Vidas de José Saramago”. Recebemos também a cantora Paula Oliveira para nos apresentar em primeira mão canções de um novo álbum que parte da poesia de Saramago e Sérgio Letria, da Fundação José Saramago, fará um balanço de um ano de programação, anunciado projetos futuros. O repórter Rui Alves de Sousa traz-nos ainda propostas de teatro e cinema para ver nos próximos dias e João Lopes vai contar como, ao longo dos anos, as obras do escritor foram chegando ao cinema. Este especial da Antena 1 contará ainda com João Céu e Silva, autor de “Uma Longa Viagem com José Saramago”.
À noite, depois das notícias das 22h00, escute na Antena 1 o Concerto do Centenário, a partir do Teatro Municipal de São Luiz. Um espetáculo que celebra José Saramago com Vitorino, Cristina Branco, Manuel Freire, Camané e Paula Oliveira, entre outros.
A Antena 2 termina o ciclo de Leituras Abertas com um especial, de hora a hora, a partir das 08h00 e até às 19h00, onde apresentamos pela voz de personalidades de várias áreas 11 leituras de excertos das obras desta figura ímpar da literatura portuguesa e mundial.
Também a Antena 3 associa-se às celebrações do centenário de José Saramago com um especial conduzido por Isilda Sanches e Isabel Lucas a partir das 21h00. Serão duas horas de histórias, mas também de muitas recordações na presença de convidados ligados ao escritor e à Cultura.
A programação especial estende-se igualmente à televisão. Quarta-feira, na RTP3, pelas 13h00, siga o Conversas de Escritores com José Rodrigues dos Santos e o Nobel da Literatura. Às 13h30 é a vez de conhecer a célebre história do Memorial do Convento no programa Grandes Livros, de Diogo Infante.
Poderá ainda acompanhar na RTP3, às 20h00, o documentário José Saramago – Levantado do Chão, que retrata o percurso singular do nosso escritor. Mais do que uma biografia, este trabalho da autoria de Alberto Serra mostra-nos os momentos decisivos da vida de um homem que, aos 53 anos, não era ainda escritor. E, a partir das 23h00, a Grande Entrevista com Pilar del Rio, o amor de José Saramago que o acompanhou até ao último instante. Memórias de uma vida feliz a dois recordados com emoção e saudade numa conversa conduzida por Vítor Gonçalves.
Acompanhe também quarta-feira, pelas 22h00, na RTP2 a peça de teatro Claraboia. A adaptação do romance de José Saramago pelo grupo de teatro A Barraca leva-nos até Lisboa dos anos 50 onde, algures num prédio, vivia seis famílias. Ao longo da peça conhecemos a personalidade de cada uma, ao mesmo tempo as suas necessidades, sonhos e verdades.
Não podemos esquecer a viagem que temos vindo a fazer por Portugal. No sábado à noite juntamo-nos ao humorista Fábio Porchat para percorrer o país tal como José Saramago o fez há 40 anos. Seguimos os passos do escritor com um olhar moderno do Portugal de hoje em Viagem a Portugal, na RTP1.
100 anos de José Saramago assinalados na RTP ao longo da semana.