Neste Dia Mundial do Teatro, a RTP tem sugestões que não vai querer perder. Online, a panóplia de peças de teatro está a crescer. Na RTP Play, recomendamos algumas peças:

OFF (clique para ver)

Está decidido: alguém tem de morrer. O Poder, assim o exige. O contrato está assinado, basta definir qual dos três, presentes nos bastidores, não continuará. Um espaço que impede a fuga. Degladiam-se na iminência da ação fatídica. O Poder ficcional questiona o Poder real.
(A resistência é necessária justamente quando é mais difícil resistir.)
É imprescindível manter o Poder sem que nada mude, mas pareça mudar.
Alguém terá que fazer o discurso.
O Ícone, a Rainha, sobreviverá no arquivo da memória do mundo.
«A crueldade é extremamente criativa», diz a sorrir.

Com Custódia Gallego, Tiago Bôto, Wagner Borges, Cristina Correia (voz-off).

 

Júlia (clique para ver)

Peça de teatro a partir de “Menina Júlia” do dramaturgo sueco August Strindberg, com Teresa Tavares e João Villas-Boas, sobre o desejo, o amor e as relações entre os seres humanos.
Com João Vilas-Boas e Teresa Tavares.

Dolls (clique para ver)

A partir do clássico Casa de Bonecas de Henrik Ibsen, Ivo Saraiva e Silva propõe um mecanismo cénico onde se regista o making of da gravação de uma série, testando a identidade dos atores e a liquidez da narrativa. Dolls é a História que age, nunca o clássico que se recorda.
Com Cátia Tomé, Ivo Silva, Luis Garcia, Ricardo Teixeira e Sérgio de Brito.

 

Na antena da RTP1, assista à estreia de Olga Drummond, um episódio de ficção nacional que é uma homenagem a todos os atores nacionais e que inclui no elenco nomes como Eunice Muñoz, Ruy de Carvalho, Isabel Abreu, Lourdes Norberto, Manuela Maria, Rita Salema e Patrícia Tavares. Caso não consiga assistir às 21h33, fique a saber que ficará disponível também na RTP Play.

Depois do Joker, assista à recriação da peça celebrizada por Palmira Bastos com produção de Filipe La Féria: As Árvores Morrem de Pé. Tudo começa numa organização que pretende tornar as pessoas mais felizes com poesia e criatividade. O elenco inclui, novamente, Eunice Muñoz e Ruy de Carvalho – duas figuras incontornáveis do teatro nacional, naturalmente -, mas também Manuela Maria, Carlos Paulo, Maria João Abreu, João D’Ávila, Hugo Rendas, Ricardo Castro, Paula Fonseca, Rosa Areia, João Duarte Costa, Patrícia Resende, João Sá Coelho, Pedro Goulão e Francisco Magalhães.

 

Se ainda não encontrou a peça de teatro que vai preencher o seu serão deste Dia Mundial do Teatro, aproveite as sugestões da área de Cultura da Informação da RTP.

Há peças para ver online a diferentes horas do dia. As salas estão fechadas mas os programadores querem continuar a ter público, mesmo à distância.

Bons visionamentos e bom Dia Mundial do Teatro!